CEMAAC da ACSP recebe credenciamento do TJSP para mediar conflitos e fecha parceria com a câmara de arbitragem da CACB

São Paulo, 23 de setembro de 2022 - A Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial de São Paulo (CEMAAC/ACSP), câmara privada de mediação de conflitos e arbitragem entre empresas, recebeu o credenciamento do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), por meio do Processo 2022/89957 da Desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzoti Mendes.

Com o credenciamento, a câmara privada está apta para receber processos judiciais em andamento para a realização de procedimentos de mediação empresarial.

Para o diretor Técnico do CEMAAC da ACSP, Guilherme Giussani, o credenciamento vai reforçar a importância do trabalho e a imagem da câmara privada de arbitragem da ACSP: “Trata-se de um importante reconhecimento, pois confirma, perante a sociedade, que o nosso serviço é referenciado pela padronização do Tribunal de Justiça de São Paulo. Creio que o recebimento do selo irá contribuir para que aqueles que ainda tenham algum tipo de insegurança ganhem uma confiança adicional em trazer seus conflitos para serem solucionados na nossa câmara”, comentou.

A CEMAAC oferece diferentes soluções para os conflitos empresariais. Seu processo arbitral é uma alternativa rápida e segura para as empresas. “O Processo Arbitral é mais complexo do que a Mediação. Porém, ainda assim, é bem mais simples que o Processo Judicial. Por lei, a decisão deve sair em no máximo seis meses do início do processo. A decisão Arbitral tem valor de sentença e deve ser cumprida”, explicou Giussani.

Por outro lado, ainda de acordo com o diretor técnico, a mediação empresarial é um processo menos complexo e que apresenta soluções mais rápidas para as duas partes.

Enquanto a arbitragem é um processo mais longo e complexo, a mediação depende apenas de um mediador escolhido pelas partes que buscam uma solução que atenda às partes envolvidas na disputa de acordos.

Vale ressaltar que a CEMAAC também presta o serviço de mediação trabalhista com soluções extrajudiciais para processos envolvendo negociações entre empresas e trabalhadores, contando com serviços de especialistas em contenciosos que incluem verbas rescisórias, conflitos e assédio moral no ambiente de trabalho.

 

Parceria

O CEMAAC também está estendendo sua atuação para outros estados por meio da Câmara Brasileira de Arbritagem e Mediação Empresarial (CBMAE) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que a partir deste mês terá suas operações operacionalizadas pela câmara privada da ACSP.

Para o presidente da ACSP e da CACB, Alfredo Cotait Neto, “esta nova parceria, sem dúvida, vem para suprir uma importante necessidade das empresas brasileiras no sentido da resolução de conflitos, mas também para dar mais subsídios para que federações e associações comerciais ofereçam melhores serviços e cresçam, institucionalmente e financeiramente em suas regiões”, complementa.

Todas as novas unidades da CBMAE/CEMAAC nasceram de forma padronizada – com a mesma identidade visual, procedimentos, regulamentos  e acesso ao sistema de gestão e treinamentos.

 

Informações para a imprensa

Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 96425-0989

Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938

Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3226

Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3269

 

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP