Cerca de 15% dos usuários do TikTok estão dispostos a comprar de pequenas marcas, segundo líder de marketing da plataforma

São Paulo, 23 de novembro de 2022- O TikTok pode ser uma oportunidade para pequenos empreendedores divulgarem seus negócios e se conectarem com diferentes comunidades. De acordo com a líder de estratégia de marketing com foco em pequenos e médios negócios do TikTok para o Brasil e América Latina, Silvia Belluzo, a maior parte dos usuários da plataforma está em busca de entretenimento e uma parcela considerável é atraída por pequenos negócios. “Em torno de 15% dos usuários estão mais dispostos a comprar de negócios pequenos dentro do TikTok. As pessoas querem autenticidade e entretenimento. O TikTok entrega isso hoje. Por isso ele tem tamanha relevância”, disse. A declaração foi dada durante exposição no 3º encontro Liberdade para Empreender - Protagonismo Feminino nos Negócios, realizado hoje (22/11), em São Paulo.

Segundo a especialista do TikTok, o modelo de consumo proposto na plataforma é mais próximo do entretenimento. Não à toa, o aplicativo é utilizado em horários semelhantes ao de uso de plataformas de streaming, muito comuns para momentos de descanso, após o expediente. “O TikTok se afasta de ser uma rede social e oferece entretenimento. Criar uma conta e subir um vídeo é muito fácil e se o conteúdo for feito de uma maneira que a comunidade entenda que é relevante [...] você tem uma alta capacidade de entregar o conteúdo. Isso é incrível para o empreendedor”, ressaltou.

De acordo com Silvia, a plataforma empodera os negócios e cede espaço para que todos possam se conectar com alguma comunidade específica. Isso já teria sido percebido, segundo a especialista em marketing. Segundo dados do TikTok utilizados na apresentação, atualmente, a plataforma conta com 2,7 bilhões de conteúdos sendo classificados ou marcados por empreendedorismo. Além disso, o empreendedorismo feminino é uma das hashtags mais relevantes dentro da plataforma.

No final de sua apresentação, Silvia convidou as empreendedoras presentes para participarem de um programa que irá selecionar 50 empresárias para treinamento especializado sobre como utilizar a plataforma para fins empresariais e de venda. O treinamento ocorrerá no dia 5 de dezembro, num café da manhã, com as profissionais selecionadas.

 

 

O Liberdade para Empreender promove network, troca de experiências e divulgação de oportunidades entre empresárias de todo o país. O evento é presencial e gratuito, com transmissão online via YouTube. O encontro é uma realização do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora (CMEC), da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

 

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Sobre o CMEC: O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 280 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e presente em mais de 2.400 associações comerciais do Brasil.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

 

 

Por ACSP