Consumo na Copa: 87% dos brasileiros não farão gasto adicional, mostra pesquisa da Associação Comercial de SP

São Paulo, 15 de junho de 2018. Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que 87% dos brasileiros não pretendem alterar o hábito de consumo na Copa do Mundo 2018, contra 83% no mundial de 2014. Já 11% devem alterar, ante 13%. “De quatro anos para cá a confiança do brasileiro despencou, em função da piora do cenário econômico e político, diminuindo severamente a intenção do consumidor de gastar e se envidar. E o cenário atual de incertezas também está afetando, agravado pela paralisação dos caminhoneiros”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

O levantamento foi feito entre os dias 1º e 13 de junho em todas as regiões brasileiras pelo Instituto Ipsos, com margem de erro de três pontos. É elaborado a partir de 1.200 entrevistas pessoais e domiciliares em 72 municípios, com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014).

Produtos

Do universo de entrevistados que farão gasto adicional nesta Copa, 52% disseram que vão comprar roupas e adereços, contra 51% no mundial de 2014. Alimentos e bebidas são preferência de 30% (28% na Copa passada).

Já 16% responderam que comprarão TV, uma parcela maior em relação à Copa de 2014 (10%). “Essa melhora reflete a melhora das condições de compras a prazo, como queda dos juros e alongamento dos prazos; o fim do sinal analógico também contribui”, diz Burti.  

 

Mais informações:


Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
[email protected]
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por Patrícia Gomes Baptista