Copom mantém em 15% os juros básicos da Economia

São Paulo, 30 de julho de 2025 - O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (30) manter a taxa básica de juros, a Selic, em 15% ao ano. A decisão veio em linha com a maioria dos analistas de mercado.

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), afirma que "apesar da desaceleração gradual da atividade econômica interna e da valorização do real, que tendem a diminuir a pressão sobre os preços, a inflação acumulada se mantém muito acima da meta anual, num contexto de expansão fiscal, expectativas inflacionárias ainda desancoradas e maiores incertezas externas, derivadas da política comercial norte-americana, justificando uma política monetária mais cautelosa".

O economista conclui: "Em todo caso, também será muito importante considerar o comunicado após a divulgação da resolução do Copom, para avaliar as causas da decisão, se esta foi unânime, e qual o cenário de inflação visualizado pelo Comitê durante o horizonte relevante de política monetária, podendo ser uma sinalização sobre o início da redução dos juros básicos".

Informações à imprensa

Cesar Bruneli - [email protected], (11) 3180-3220
Alex Sallai - [email protected], (11) 3180-3220
Elizangela Marques - [email protected], (11) 3180-3220
Fernando Piovezam - [email protected], (11) 3180-3220
Danielle Pessanha - [email protected], (11) 3180-3220

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 130 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP - 31/07/2025