Em reunião com empresários, Bolsonaro e Guedes anunciam programas de socorro às pequenas e médias empresas, além de medidas de proteção ao Comércio

 

São Paulo, 8 de junho de 2021 —  Na última segunda-feira (7), o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, se encontraram com um grupo de mais de 50 empresários, entre presidentes e representantes das 27 federações do Sistema CACB, além da Diretoria do Sebrae e membros da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) no intuito de anunciar e discutir medidas de proteção aos comerciantes, além de programas de crédito para socorrer, principalmente, as micro e pequenas empresas.

Representando o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfrefo Cotait Neto, o vice-presidente da entidade, Roberto Mateus Ordine, participou do encontro que deu grande destaque ao comércio paulistano.

Entre os assuntos abordados estavam na pauta a ampliação do Pronampe, a manutenção do programa Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), o andamento das reformas administrativa e tributária, e o esforço para que a vacinação alcance a população cada vez mais rápido e, assim, evitar que o comércio volte a ter de ser fechado.

Em sua fala, Jair Bolsonaro agradeceu a presença dos representantes das entidades e elogiou a força dos empresários, que têm enfrentado a pandemia de frente na defesa dos seus negócios. “Eu não queria ser patrão neste país, é realmente muito difícil. Agradeço o empenho, a resiliência dos empresários brasileiros, sobretudo dos que estão caminhando junto com o governo”, declarou o Presidente da República.

Presente no encontro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou algumas das ações que o governo federal tem desenvolvido pensando na melhoria do ambiente de negócios, como a aprovação do Pronampe como política permanente de crédito e possíveis novas linhas de empréstimo que, de fato, alcancem o micro e pequeno empresário.

“A economia está voltando ao caminho e tudo graças às medidas que renovamos, muitas com a ajuda dos senhores. Recebemos diversas demandas de entidades de todo o Brasil e trabalhamos em cima delas”, afirmou o ministro que, em determinado momento, reconheceu que o crédito disponibilizado pelo governo federal durante a pandemia não atingiu o público alvo, mas ficou concentrado em bancos e poucas empresas que conseguiram acessar o recurso.

Ainda segundo o ministro, estão sendo analisadas parcerias com fintechs e cooperativas para que as linhas de crédito a serem oferecidas cheguem, enfim, ao micro e pequeno negócio.

A perspectiva de Paulo Guedes é de que sejam disponibilizadas linhas para o financiamento de valores de até 70% do faturamento da empresa, no caso dos micro negócios, diminuindo essa taxa conforme o tamanho e a receita do empreendimento.

Entidade que convidou a ACSP para participar do encontro, a CACB, representada pelo seu líder George Pinheiro, reafirmou a necessidade de que Estado e empresas caminhem juntos para o alcance das reformas administrativa e tributária. Segundo ele, não dá mais para lidar com um sistema tão complexo e oneroso, principalmente no que diz respeito à desoneração da folha de pagamentos. “Um país que quer se desenvolver não pode permitir que o emprego custe tão caro, em que as empresas acabam pagando quase o mesmo entre tributos e salários. Assim é a proposta do Simplifica Já, apoiada pela CACB, e que não traz guerra entre os setores e nem aumenta a carga tributária”, apontou Pinheiro.

Além de representantes do Sebrae, anfitrião do encontro, como o presidente do serviço, Carlos Melles, participaram do evento o representante da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), Geraldo Defalco, da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Leonardo Miguel Severini, e da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Paulo Peguim.

Pelo Governo Federal, compareceram o ministro da Cidadania, João Roma, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Onyx Lorenzoni, da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, do ministro-chefe do gabinete de Segurança Institucional, General Heleno, e da Saúde Marcelo Queiroga, além do deputado federal, Silas Câmara (Republicanos/AM).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220 

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP