São Paulo, 28 de fevereiro de 2019. Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), repercute o resultado do PIB em 2018, segundo divulgou hoje o IBGE. “A alta de 1,1%, a mesma do ano anterior, foi fraca, mas foi esperada e reflete uma economia que resistiu em se expandir”.
Ele lembra os percalços que obstruíram a expansão econômica em 2018. “Começou com a greve dos caminhoneiros, que parou o País e provocou efeitos subsequentes; mais tarde veio a eliminação da seleção brasileira da Copa, prejudicando o ramo de duráveis; depois veio a incerteza política em torno da aprovação das reformas; e somou-se a tudo isso a incerteza eleitoral”, avalia Burti. Ele sintetiza que houve um “esfriamento generalizado das atividades, adiando decisões de compra e investimentos”.
Sobre o peso do comércio no PIB, o presidente da ACSP destaca que, por ter crescido 2,3%, ou seja, acima da média da produção total, o varejo contribui para que o País arrecade mais, visto que o sistema tributário brasileiro é fortemente baseado no consumo.
“Numa perspectiva futura, espera-se que, com o término da incerteza política e a chegada de um governo de linha liberal, aliados a um aumento da confiança dos consumidores e empresários, o PIB acelere em um ritmo de crescimento mais robusto em 2019”, finaliza Burti.
Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
[email protected]
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP