São Paulo, 22 de abril de 2019. Às 7h30 desta terça-feira (23/4), o Impostômetro, localizado na Rua Boa Vista, em frente ao Pátio do Colégio, local de fundação da capital paulista, mostrará a cifra de R$ 800 bilhões. Isso significa que, só em 2019, os brasileiros já pagaram tudo isso em impostos, taxas, contribuições e multas para a União, os estados e os municípios.
Em 2018, o painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apontou esse mesmo valor uma semana mais tarde (dia 30/4), mostrando que a arrecadação subiu de um ano para outro. “Mesmo com esse aumento, as projeções indicam que, se a reforma da Previdência não sair, os gastos previdenciários comprometerão cada vez mais o orçamento público e, em consequência, não sobrarão recursos para melhorar a educação, a saúde, a segurança e as demais áreas prioritárias para o dia a dia dos cidadãos”, comenta Marcel Solimeo, economista da ACSP.
O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis. No portal www.impostometro.com.br é possível diversas informações.
Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
[email protected]
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP