Itens impulsionados pela pandemia e Olimpíada incrementam lista de presentes para o Dia da Criança

São Paulo, 07 de outubro de 2021 – Pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que apenas 35,7% dos brasileiros querem dar presentes no Dia da Criança. Do total, 46,4% disseram que não pretendem comprar nada e 18% não souberam responder. Alguns itens impulsionados pela pandemia, como videogames, e pela Olimpíada de Tóquio, como skate, já aparecem na lista como opções de consumo para a data. Os pesquisadores ouviram 1.568 pessoas, no início deste mês, nas cinco regiões do Brasil.

A maior parte das pessoas que pode e vai presentear nesta data escolhe produtos tracionais tais quais roupas, calçados e acessórios (36,1%), boneca (23,5%), bola de futebol (15,9%), bicicleta (13,7%) e carrinho (18%).

Artigos eletrônicos como videogame, jogos de videogame, celular, computador, notebook ou tablet, adquiridos a prazo em sua maioria por conta do alto valor, somam 41,6% das intenções de compra. Esses itens estariam vinculados a maior permanência em casa e à implementação da educação remota, resultantes das medidas de distanciamento social aplicadas durante a pandemia.

Outros itens que aumentaram de forma relevância sua importância em relação ao Dia da Criança celebrado em anos anteriores são o skate (5,4%) e a prancha de surfe (2,6%), impulsionados pelos resultados alcançados por atletas brasileiros na Olimpíada de Tóquio.

Por sua vez, a participação dos serviços, representados pelo ingresso para cinema, teatro, zoológico, parque aquático etc. (10%) e pelas viagens (8%) reduziu sua participação nas intenções de compra.

“A mudança na rotina das famílias provocada pelo surgimento da pandemia e pelas decorrentes medidas de isolamento social adotadas no Brasil provocou alterações na intenção de compras para o Dia das Crianças”, analisou Marcel Solimeo, economista da ACSP.

A pesquisa de intenção de compras sugere também que a data será melhor para o varejo do que no ano passado. A expectativa da ACSP é que para a data haja um aumento na movimentação do comércio em torno de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. “Isso ocorre por conta do avanço da vacinação e da consequente reabertura do comércio, além das expectativas mais favoráveis das famílias em relação à situação econômica futura”, afirmou Solimeo.

 

Estado de São Paulo

Os resultados da pesquisa obtidos no Estado de São Paulo não diferem muito daqueles que foram registrados no País. Do total de entrevistados, 36,3% pretendem comprar presentes no Dia da Criança, 47% responderam que não têm intenção de presentear enquanto que 16,8% ainda não decidiram o que vão fazer. Os pesquisadores ouviram 889 pessoas na capital, região metropolitana, litoral e interior.

Nas intenções de compra dos paulistas também predominam itens tradicionais para esta data como roupas, calçados e acessórios (34,4%), boneca (21,4%), bola de futebol (9,6%), bicicleta (7,5%) e carrinho (15,8%), pagos preferentemente à vista.

Artigos eletrônicos como videogame, jogo de videogame, celular, computador, notebook ou tablet), comprados a prazo em sua maioria, somam 34,1% das intenções de compra.

Skate (2,5%) e a prancha de surfe (1,6%), também impulsionados pela Olimpíada de Tóquio, aparecem na lista de presentes dos entrevistados.

Por sua vez, a participação dos serviços, representados pelo ingresso para cinema, teatro, zoológico, parque aquático etc. (8,1%) e pelas viagens (5,4%) reduziu sua participação nas intenções de compra para a data deste ano.

 

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Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

 

Por ACSP