Mulheres inspiradoras destacam sua relação com o empreendedorismo

São Paulo, 23 de novembro de 2022- O 3º Liberdade para Empreender, do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da CACB, colocou em evidência histórias reais e bem sucedidas no painel Mulheres que Inspiram.

 

Mediando o painel, a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, falou do prazer em receber mulheres tão importantes para o empreendedorismo feminino. "São histórias que nos movem e que precisamos conhecer, ao longo do nosso caminho, para nos inspirarmos", disse.

 

Yara Jafet, médica psiquiatra e empreendedora do colégio Pueri Mundi, contou sobre quando decidiu abrir um berçário, diante da sua necessidade de trabalhar mas precisar de alguém para cuidar de sua filha. Veio então a ideia de criar um espaço que oferecesse cuidado, amor, acolhimento e respeito às necessidades e à individualidade das crianças. Ao longo de muitos anos, contou, sua instituição recebeu meninas e meninos, inclusive alguns com deficiência, dentro de uma rede de amparo, em que uma mulher apoia a outra no cuidado com os filhos. "Empreender é intuir e a intuição feminina é algo muito presente. A gente consegue acolher, amparar e ser um bom ouvido. Por isso, desde o início, sabia qual era o meu propósito", disse.

 

Também no painel, a advogada Renata Abalém falou da importância da reconstrução, principalmente para mulher que, assim como ela, passaram por um casamento conturbado, se divorciaram e precisaram recomeçar, mesmo depois de se distanciar de si mesma. "É preciso olhar para a frente, criar novas coisas, situações e momentos para seguir em frente. E se você tem que reconstruir, faça e rápido, porque o tempo passa e a gente nem vê", aconselhou.

 

Representando o agronegócio, a presidente do Instituto Cultivar Progresso, Anna Sanders, falou da sua ida do Sul do país para o Piauí, onde construiu boa parte de sua história e também onde, ao ver as necessidades da região, levou capacitação e conhecimento aos profissionais que vivem ali. Assim, à medida que sua atuação com algodão, soja e milho ia se desenvolvendo, seus funcionários e outros habitantes também tiveram a oportunidade de evoluir, através do acesso à educação. "É uma história de muita dedicação e empenho, para agregar valor aos nossos produtos, mas também acolher nosso colaborador, com aulas de alfabetização, e transformar nossa mão de obra", contou.

 

O painel trouxe, ainda, a história de Renata França, que a partir do sonho de ser jornalista, foi trabalhar em um hotel de luxo, fazendo massagem nos hóspedes para custear a faculdade, e se apaixonou pela prática. Hoje ela é dona de uma multinacional que ensina a milhares de mulheres a técnica Miracle Touch, que une outras duas técnicas, a modeladora e a linfática, em uma só. "Estamos presentes em mais de 60 países e já formamos mais de 12 mil alunas, algo muito precioso", disse.

 

Cada uma delas deu uma dica para as empreendedoras levarem para o seu futuro. Yara citou a importância de sonhar e contaminar as pessoas à sua volta para que ela sonhem junto. O sonho precisa ser responsável, ético, amoroso, cuidadoso, generoso e acolhedor, o que, para ela, isso é tudo que as mulheres são. Anne corroborou com a ideia, dizendo que é preciso sonhar grande e observar as necessidades ao redor, porque se a mulher quer, ela pode e ela consegue.

 

"Mas também é preciso estudar. Busquem informação e se capacitem. Uma hora, a oportunidade chega, e se você não tiver preparada, não adianta sonhar e ter amor", observou Renata, destacando também a importância de se capacitar na Língua Portuguesa.

 

Ao fim do painel, Renata França foi homenageada com o prêmio Tarsila do Amaral, na categoria Saúde e Beleza. "O prêmio é um reconhecimento a mulheres que inspiram mulheres, como você, que influencia várias delas no mundo inteiro", disse Ana Claudia Badra Cotait, emocionada.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 96425-

0989

Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 e (11)

99146-0938

Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220

Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-320

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em

seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor

paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre

iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da

pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo

para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de

serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes

Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do

seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os

problemas de cada região.

Por ACSP