Com um discurso emocionado, o empreendedor francês Alexandre Allard, idealizador do Complexo Cidade Matarazzo, foi premiado, nesta quarta-feira (7), pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com o Prêmio Antônio Proost Rodovalho de Empreendedor do Ano 2022. O reconhecimento, criado em parceria com o Grupo Melhoramentos em 1992, é concedido a empresários que tenham iniciativas que envolvam soluções criativas para problemas econômicos, sociais, políticos e relacionados ao meio ambiente.
A premiação aconteceu na sede da ACSP e fez parte da comemoração pelos 128 anos de fundação da entidade associativa. Allard é o 20º empreendedor homenageado e recebeu o prêmio das mãos do presidente da Associação Comercial, Alfredo Cotait Neto, e do diretor-presidente da Companhia Melhoramentos, Rafael Gibini.
“Fico feliz por você estar aqui conosco hoje. O empreendedorismo tem um ídolo e o nome dele é Alexandre Allard”, afirmou Cotait Neto durante a abertura do evento.
Allard se emocionou ao falar de sua trajetória, relembrou as dificuldades enfrentadas para a concretização do megaprojeto de luxo, incluindo a de não entender o idioma português, e, por fim, celebrou os resultados.
“Não existe empreendedorismo sem amor. Mergulhei nas profundezas desse projeto, perdi meu ego, e me abri para o que, vocês, brasileiros tinham a dizer”, disse o francês.
Visionário declarado, Allard não escondeu sua emoção. “Se seus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente”, salientou.
“Estamos muito honrados de participar de mais uma premiação. A companhia [Melhoramentos] foi a primeira a ser premiada. Que esse prêmio sirva de inspiração para os futuros empresários do País”, afirmou Gibini, da Melhoramentos.
Em edições anteriores, o prêmio foi concedido a importantes empresários brasileiros como Samuel Klein (Casas Bahia) e Luiza Trajano (Magalu).
Antônio Proost Rodovalho foi o fundador e primeiro presidente da Associação Comercial de São Paulo. Nascido em São Paulo, em 27 de janeiro de 1838, aos 12 anos iniciou-se no comércio, revelando habilidade e competência. De seu currículo destaca-se a instalação da Caixa Econômica e Monte de Socorro de São Paulo (atual Caixa Econômica Federal) e a constituição de um dos mais importantes estabelecimentos industriais da época, que originou a Companhia Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel.
Acumulou títulos de reconhecimento por seu valor humanitário e por seus sentimentos altruístas. Todos os empreendimentos relevantes, principalmente os de cunho social, mereciam dele atenção e apoio. Faleceu em 30 de dezembro de 1913.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 96425-0989
Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220
Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220
Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP