Ovos de Páscoa caseiros não escapam da alta carga tributária

Ao comprar um ovo de Páscoa no mercado de, por exemplo, R$ 40, o consumidor paga R$ 24,58 efetivamente pelo produto e mais R$ 15,42 em impostos, pois a carga tributária do chocolate é de, em média, 38,53% do preço final. O levantamento é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base nos dados do Impostômetro.

O produto mais tributado nesta época do ano é o vinho importado (59,73%). Por uma garrafa de vinho de, por exemplo, R$ 100, o brasileiro desembolsa R$ 40,27 pelo produto, e mais R$59,73 em tributos. Já o vinho nacional tem uma carga menor, que alcança, em média, 44,73%.

Segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, a diferença de tributos entre os vinhos nacionais e importados não necessariamente estimula o consumo de vinhos nacionais, pois a decisão dependerá dos preços finais de cada tipo de vinho.

Os ovos de Páscoa caseiros podem ser uma alternativa para os consumidores e uma oportunidade de renda extra para os microempreendedores. No entanto, fugir dos industrializados não é um sinônimo para a fuga dos altos impostos. Para a produção de um ovo simples, que utiliza na sua elaboração chocolate, papel celofane e fitas para a embalagem do produto, são pagos, respectivamente, 39,65%, 34,5% e 34% em impostos.

“Os consumidores que procuram por ovos caseiros, pensam em algo diferente do que encontram nas prateleiras dos mercados. Isto reflete numa tendência de ‘gourmetização’ dos ovos que, aliada à alta tributação dos insumos, aumentam o preço final do produto”, afirma o economista.

Quem decidir viajar no feriado de Páscoa deve pagar, em média, 22,32% de imposto sobre o preço das passagens áreas, por exemplo. Já o transporte coletivo tem, em média, 33,8% de carga tributária.

Já o consumidor que decidir cozinhar um bacalhau pagará cerca 43,78% somente em impostos. E o que pretende almoçar em restaurantes vai arcar, em média, 32,31% de tributos. Confira a tabela completa abaixo:

 

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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sobre o Impostômetro: O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis. No portal é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria.

 

Por ACSP