Pelo menos a metade dos brasileiros vai às compras neste Natal, segundo pesquisa da ACSP

São Paulo, 16 de dezembro de 2021 - Mais de 40% dos brasileiros (41,3%) devem consumir no comércio e nos mercados para celebrar o Natal deste ano, de acordo com a pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A outra metade (41,3%) disse que não vai gastar nada e outros 17,4% mostraram-se indecisos. O estudo encomendado pela entidade junto à Behup foi feito com pessoas de todas as classes sociais no início deste mês. Os pesquisadores ouviram 1.623 consumidores nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As roupas, os calçados e acessórios, com 51,5%, lideram a intenção de compras. Os brinquedos, somados a itens tradicionais como bolas de futebol e bonecas, somam 34,9% das pretensões de consumo. Outros destaques são os alimentos tradicionais para a ceia de Natal como peru, frutas secas e panetones que agregam 28,8% das intenções de consumo.

Presentes para a família como perfumes (28,6%), aparelhos celulares (18,4%); bebidas alcoólicas (18,1%), decoração e enfeites de Natal (15,7%), livros (12,1%); móveis e artigos para o lar (12%), relógios (11,3%), viagens (11%) também foram bastante citados pelos consumidores. Na pesquisa, os entrevistados podiam escolher mais de um item, levando-se em consideração, apenas, tudo o que se pretendia consumir para o Natal.

Esse estudo confirma também o que já era uma tendência. A pesquisa encomendada pela ACSP para mostrar o interesse do consumidor na Black Friday já apontava que as pessoas não antecipariam as compras. Na ocasião, apenas 23% dos entrevistados disseram que comprariam em novembro os presentes de Natal. Agora, 82,6% afirmaram que não aproveitaram aquelas promoções para o consumo do fim de ano.

"Como o consumidor não antecipou as compras na Black Friday, o mês de dezembro deverá ser bem movimentado no comércio, porque as pessoas deixaram para consumir agora", disse Marcel Solimeo, economista da ACSP.

A expectativa da entidade é a de que haja um aumento de 10% no volume de vendas comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, é preciso deixar claro que o fim de 2020 foi um período ruim para o comércio, pois o distanciamento social era maior entre a população, com os brasileiros ainda sem acesso à vacina e com a pandemia fora de controle. "A liberação da parcela do Auxílio Brasil, em dezembro, também vai ajudar a impulsionar o consumo, pois atinge diretamente as classes sociais que mais precisam do dinheiro neste momento para comprar"
 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estado de São Paulo
 
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) encomendou também uma pesquisa de intenção de compras de Natal para o Estado de São Paulo. Do total de entrevistados, 44,2% dos paulistas disseram que pretendem consumir enquanto que 41,2% afirmaram que não vão gastar nada. Além disso, ainda há 14,6% de indecisos. Os pesquisadores ouviram 891 pessoas na capital, região metropolitana, litoral e interior.

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A ordem de preferência dos itens de compra é semelhante à pesquisa nacional. O que mais muda é o percentual dos itens. Ou seja, as roupas, os calçados e acessórios, com 54,8%, também lideram a intenção de compras dos paulistas. Os brinquedos, somados a bonecas e bolas de futebol, somam 39,1% das pretensões de consumo e ficam em segundo lugar na preferência. Outros destaques são os alimentos tradicionais para ceia como castanhas, nozes e peru, com 30,4% das intenções de consumo.

Perfumes (24,7%), bebidas alcoólicas (20,6%), decorações e enfeites (15,5%), aparelhos celulares (14,4%), livros (13%), jantar em restaurante (12,6%), viagens (12,1%), joias e bijuterias (11,9%), móveis e artigos para o lar (11,3%), árvores de Natal (10,2%) e óculos de sol (10,2%) também foram bastante citados pelos consumidores. Aos pesquisadores, os entrevistados, assim como na pesquisa nacional, também podiam responder mais de um item. Do total, 84,7% não antecipou as compras na Black Friday.

 
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Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP