Pesquisa ACSP/PiniOn aponta crescimento moderado nas vendas no Dia das Crianças de 2025

São Paulo, 9 de outubro de 2025 - Cenário de consumo mais contido, em comparação ao ano passado, deve marcar o Dia das Crianças de 2025. É o que aponta a pesquisa nacional realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a PiniOn. De acordo com o levantamento, 39% dos entrevistados afirmaram intenção de comprar presentes para a data, enquanto 37,9% disseram que não pretendem realizar compras e 23,1% estão indecisos. Foram entrevistadas 1.702 pessoas de todas as regiões do Brasil.

A sondagem mostra ainda que 39,7% dos consumidores que irão às compras intencionam gastar um valor superior ao de 2024, enquanto 35,8% projetam o contrário. A maioria dos entrevistados (68,1%) pretende desembolsar entre R$ 50 e R$ 450.

Repetindo anos anteriores, os presentes tradicionais continuam predominando entre os brasileiros, com destaque para roupas, calçados e acessórios (33,3%), seguidos de bonecas (19,1%), carrinhos e bicicletas (11,2%) e bola de futebol (11,1%). A intenção de compra de eletrônicos, como videogames, celulares e tablets, perdeu força novamente.

Repetindo 2024, a forma de pagamento preferencial dos consumidores continua sendo o pagamento à vista - dinheiro, cartão de débito ou PIX -, o que pode ser explicado pelo elevado custo do crédito, num contexto de alto grau de endividamento familiar. Além disso, 53,3% dos entrevistados manifestaram interesse em adquirir os presentes em lojas físicas, com a maioria das compras realizada em grandes redes do varejo (39,1%).

Da mesma maneira que no ano passado, em 2025, foi observada a redução da intenção de aquisição de serviços, tais como pelo ingresso para cinema, teatro, zoológico, parque aquático, etc. (7,1%) e viagens (5,3%).

“Em síntese, as intenções de compra para o Dia das Crianças seguem sinalizando a maior preferência pelos itens tradicionais adquiridos na data. As perspectivas para 2025 parecem ser um pouco menos favoráveis do que as do ano passado, pois, apesar da continuidade dos aumentos da renda e emprego, os juros altos e o arrefecimento da concessão de crédito, num contexto de elevado endividamento das famílias, poderão continuar desacelerando o consumo”, declara Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto Gastão Vidigal da ACSP. “Em todo caso, houve aumento no número de indecisos, o que sempre pode se constituir em oportunidade para os comerciantes aumentarem as vendas”.

Intenção de Compras do Dia das Crianças – Brasil – 2025 (%)

Informações à imprensa:

Cesar Bruneli: [email protected] – 11 3180-3220

Alex Sallai: [email protected] – 11 3180-3220

Elizangela Marques: [email protected] – 11 3180-3220

Fernando Piovezam: [email protected] – 11 3180-3220

Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 130 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP - 09/10/2025