Varejo restrito registra um crescimento em torno de 4,5% em 2024, diz ACSP

São Paulo, 17 de janeiro de 2025 - De acordo com o modelo de previsão do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), as vendas do varejo restrito (que não inclui materiais de construção, automóveis e atacarejo), em 2024, devem registrar um crescimento em torno de 4,5% em termos de volume. Esse aumento é atribuído, principalmente, à elevação da renda, à resiliência do mercado de trabalho e às transferências de renda realizadas no ano anterior, além da maior concessão de crédito, mesmo diante de juros elevados, e à recuperação da confiança do consumidor.

Segundo o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do IEGV/ACSP, a expectativa para o ano atual é de uma desaceleração no crescimento das vendas. Esse cenário é atribuído, sobretudo, à elevação dos juros, que, embora não impacte, imediatamente, o consumo das famílias, tende a desacelerar a atividade econômica ao longo do tempo, reduzindo, consequentemente, a geração de renda e emprego.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Cesar Bruneli - [email protected], (11) 3180-3220
Alex Sallai - [email protected], (11) 3180-3220
Elizangela Marques - [email protected], (11) 3180-3220
Fernando Piovezam - [email protected], (11) 3180-3221

Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.


Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 130 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP - 17/01/2025