Vendas crescem 1,3% na primeira quinzena de agosto no varejo paulistano, diz Associação Comercial de SP

São Paulo, 16 de agosto de 2019. O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 1,3% na primeira quinzena de agosto frente ao mesmo período de 2018. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Isoladamente, o sistema a prazo apresentou alta de 0,6%, enquanto que o sistema à vista expandiu 2%.  

“A leve alta das vendas a prazo pode ter ocorrido por causa da variação climática, que possivelmente levou alguns consumidores a comprar itens específicos, por exemplo, aquecedores. Por outro lado, as vendas à vista cresceram impulsionadas pelas baixas temperaturas dos primeiros dias do mês e podem ter sido sustentadas pelas vendas de agasalhos, cobertores e artigos de inverno”, explica Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Para ele, no entanto, o consumidor continua cauteloso, evitando contrair novas dívidas.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

 

BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - 1º quinzena de Agosto
ModalidadeAgosto 2019 /
Julho 2019
Agosto 2019 /
Agosto 2018
A PRAZO-8,30,6
À VISTA3,52,0
Média-2,41,3
Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista SCPC
Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa ACSP
[email protected]
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Por ACSP