São Paulo, 3 de abril de 2023 — Um dos serviços de maior êxito desenvolvido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial (CEMAAC) tem planos para facilitar a conciliação de conflitos empresariais para micro e pequenas empresas de todo o País.
O serviço, hoje oferecido a associados da ACSP, oferece a oportunidade de proporcionar acordos amigáveis a um baixo custo e em um curto prazo de tempo para, dessa maneira, evitar a judicialização de contratos comerciais e trabalhistas. Atualmente, 80% dos casos que se utilizam da mediação pela CEMAAC são resolvidos em uma única sessão.
Inicialmente, o plano da Câmara é expandir-se para todo o estado de São Paulo por meio de parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Hoje, a entidade representa mais de 420 associações empresariais paulistas.
Caso a parceria venha se confirmar, cada instituição representada pela Federação terá um escritório da CEMAAC para realizar o serviço, voltado, principalmente, a microempreendedores, micro empresas e pequenos negócios.
Na sequência, o objetivo é levar o serviço a todo o Brasil por meio de uma parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que chega a representar mais de 2.300 associações comerciais do norte ao sul do País, em todos os 26 estados e no Distrito Federal.
A novidade foi apresentada pelo gerente de serviços institucionais da ACSP, Renan Luiz Silva, durante o 20º Congresso Facesp, realizado entre os dias 27 e 29 de março na cidade de Atibaia (SP).
"Para as associações comerciais, o serviço de mediação e arbitragem vai representar um apoio institucional a muitos empreendedores associados, oferecendo acesso a resolução de conflitos de forma ágil e sem burocracia, além de gerar novas receitas e captação de mais associados", explicou Renan.
Por ACSP