O Comitê de Civismo e Cidadania (COCCID) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu, na quarta-feira, 23 de novembro de 2022, o lançamento do livro "Roteiro Histórico do Bairro da Liberdade". Realizado na Distrital Centro da ACSP, localizada na mesma região, o evento de apresentação da obra atraiu autoridades locais e representantes da sociedade civil.
O livro fala sobre o contexto histórico de pontos turísticos do bairro da Liberdade, cujo nome tanto pode ser uma referência a um levante de soldados que reinvindicavam aumento salarial à corte portuguesa, em 1821, como também um memorando ao caminho usado por escravos que fugiam do local para não serem mortos.
"Qual o valor de uma história como essa? Quantas comunidades e simbolismos se formaram nessa região? Por isso, é impossível calcular o valor deste livro que estamos lançando com muito carinho e em um material de grande qualidade", salienta o coordenador do COCCID e vice-presidente da ACSP, Samir Nakhle Khoury.
Presente no evento de lançamento, o subprefeito da região da Sé, Coronel Marcelo Vieira Salles, elogiou a iniciativa da ACSP e considerou o livro fundamental para a história do centro de São Paulo e também para o Brasil.
"Cumprimento a entidade por esse roteiro histórico. Neste bairro, enxergamos não só a história de São Paulo como do Brasil. Aproveito e trago um abraço do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, que, bem como os presentes nesta solenidade, busca contribuir com uma metrópole cada vez melhor", comentou Salles.
Atualmente conhecida por abrigar a comunidade japonesa, o bairro da Liberdade deu início a esse laço histórico com os imigrantes asiáticos a partir de 1912, quando começaram a chegar as primeiras famílias de origem oriental.
Segundo historiadores e o próprio Roteiro Histórico lançado pelo COCCID, o motivo pelo qual eles escolheram essa localidade eram os fatos de que quase todas as casas possuíam porões, aluguéis mais baratos e fácil acesso à região central de São Paulo.
Costumeiramente ligado à cultura japonesa, vale lembrar que atualmente o bairro também abriga outras comunidades asiáticas como àquelas oriundas da China, das Coreias do Sul e do Norte, além de Taiwan.
"E a gente tá aqui a disposição de todos, sempre em busca de uma região mais forte e acolhedora. São comunidades muito empreendedoras e trabalhadoras, e que sempre nos ajudaram de prontidão à construir uma Liberdade cada vez melhor", afirmou o superindentende da Distrital Centro da ACSP e anfitrião do evento de lançamento, Alexandre Ortiz.
Entre os pontos históricos abordados no livro, estão locais como a Praça da Liberdade, o Marco do Rotary, a Igreja São Gonçalo, a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, o Largo da Pólvora, a Casa de Portugal, a Catedral Metodista de São Paulo, o Templo da Comunidade Budista - Soto Zenshu, a Escola Estadual Campos Salles, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, a Catedral Ortodoxa de São Nicolau, o Templo e Instituto Lohan, o "Portal da Felicidade" TORII, o Jardim Oriental e muitos outros.
Quer saber mais? Entre em contato com a Distrital Centro da ACSP e veja como adquirir o seu Roteiro Histórico do Bairro da Liberdade.
No link a seguir, você confere as fotos do evento de lançamento da obra: https://bit.ly/3ib8VQN
Por ACSP