O coordenador do Conselho do Agronegócio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Cesario Ramalho, se reuniu, nesta quarta-feira (15) de dezembro, em Brasília, com os ministros Joaquim Leite (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura) para um balanço do ano e projeções de olho em 2022.
Segundo Ramalho, na reunião com a ministra Tereza Cristina, em pauta, sobretudo o cenário de abastecimento de insumos agrícolas, em particular os fertilizantes, que apresentam um quadro de oferta enxuta - por quebras no fluxo das cadeias logísticas globais e retenção de produtos por parte de países fornecedores - e preços elevados, devido à valorização cambial.
De acordo com Ramalho, a ministra reiterou que o governo prepara um plano nacional de fertilizantes, a fim de promover estímulos à produção nacional, e que recentes reuniões com fornecedores russos e canadenses foram proveitosas para garantia do fluxo de importação de adubos de ambos os países.
Já com o ministro Joaquim Leite, a pauta tratou do avanço de políticas públicas, que conciliem produção com respeito ao meio ambiente, bem como do esforço de combate ao desmatamento ilegal.
Por ACSP