ACSP
ACSP

O Conselho Cívico e Cultural da ACSP relembra as principais datas comemorativas do mês de novembro, confira.

05/11 – Dia da Língua Portuguesa

No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro. A escolha desta data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, notável orador e estudioso da língua portuguesa no Brasil, nascido em 5/11/1849. Existe nove países que adotam o Português como idioma oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau.

14/11 - Dia do Bandeirante

O dia 14 de novembro foi escolhido para homenagear os bandeirantes porque foi nesse dia, em 1625, que a cidade de Santana de Paranaíba, localizada no interior do estado de São Paulo, foi elevada à condição de Vila. Os bandeirantes que saíam em comitiva das vilas de São Vicente e de São Paulo aportavam em Santana para abastecer-se de mantimentos e também tratar dos animais. Com o tempo, a cidade foi se tornando ponto fundamental para as expedições dos bandeirantes, e a sua história passou a estar intimamente relacionada com a atividade das bandeiras. Por esse motivo, tanto o aniversário da cidade quanto o dia dos bandeirantes são comemorados na mesma data.

15/11 – Dia da Proclamação da República

A Proclamação da República Brasileira aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. Resultado de um levante político-militar que deu início à República Federativa Presidencialista. Ficou marcada a figura do Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório (1889-1891). O Marechal Deodoro da Fonseca foi herói na guerra do Paraguai (1864-1870), comandando um dos Batalhões de Brigada Expedicionária. Sempre contrário ao movimento republicano e defensor da Monarquia, como deixa claro em cartas trocadas com seu sobrinho Clodoaldo da Fonseca em 1888 afirmando que, apesar de todos os seus problemas, a Monarquia continuava sendo o “único sustentáculo” do país, e a república sendo proclamada constituiria uma “verdadeira desgraça” por não estarem, os brasileiros, preparados para ela.

19/11 – Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares. A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

20/11 - Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra no Brasil é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

22/11 – Dia de Ação de Graças

O Dia Mundial de Ação de Graças, ou Dia de Ação de Graças é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Neste ano, no dia 22 de novembro. Esse é um dia de agradecimento, em que além de expressar gratidão a Deus as pessoas demonstram gratidão entre elas por tudo de bom que receberam ao longo do ano. A data foi instituída no Brasil pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949.

28/11 – Dia do Soldado Desconhecido – FEB 1945

O Dia do Soldado Desconhecido é celebrado no dia 28 de novembro. Esta data tem o propósito de honrar a memória dos soldados que perderam as suas vidas lutando pelas suas pátrias, mas cujos corpos não foram identificados. Na ocorrência de uma guerra, é comum que alguns soldados que morrem em combate não sejam transportados para a sua terra natal para que seja organizado um funeral. No Brasil, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, que se encontra no Rio de Janeiro, foi inaugurado em junho de 1960. Este monumento contém uma urna com restos mortais de soldados não identificados, que simboliza o Soldado Desconhecido. 

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

Por Conselho Cívico e Cultural