Em reunião na ACSP, Arthur Lira diz que há vontade política para votar reforma tributária neste ano

São Paulo, 6 de março de 2023 — O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PL), esteve, nesta segunda-feira (6), na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para uma reunião com representantes do setor empresarial. O evento foi promovido pelo Conselho Político e Social (COPS) da ACSP. Durante sua fala, um dos destaques foi a reforma tributária que, em sua avaliação, pode sair ainda em 2023.

"Temos uma vontade conjunta, do governo eleito e do Congresso, em dialogar para tentarmos votar a reforma tão falada, tão difícil, que é a reforma tributária", comentou Lira.

No entanto, o deputado federal pelo Partido Progressistas (PP-AL) alertou que o poder executivo recém empossado pode não ter base consistente de apoio para matérias relevantes como as que tratam de reformas.

Ainda de acordo com Lira, um grupo de trabalho na Câmara pretende agilizar a construção de um texto consensual para ser levado ao plenário da casa. "O debate, entretanto, exige paciência. Mas há clara vontade política do Congresso eleito para esta legislatura", comentou.

Arthur Lira foi recebido pelo presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Ele agradeceu a visita do presidente da Câmara, elogiou seu trabalho e pediu que empreendedores sejam mais consultados em discussões de pautas relevantes para o País.

"Queremos ser ouvidos. Nas principais discussões das pautas mais relevantes para o Brasil os pequenos negócios, que são os principais empregadores do País, não tem acesso aos debates", lembrou Cotait.

Para o coordenador do COPS da ACSP, o ex-senador Heráclito Fortes, Lira é uma figura que se tornou muito relevante nos últimos anos, não só por sua atuação à frente da Câmara dos Deputados, mas também pelo momento pelo qual o Brasil passa.

"Estamos passando por um momento de rearrumação. O Lira é um político que consegue se impor e sob o seu comando o Congresso ganhou destaque. Sempre devemos ficar atentos ao que ele diz", afirmou Fortes.


Semipresidencialismo, desmatamento e igualdade salarial entre gêneros

Além de dissertar sobre reforma tributária, Arthur Lira destacou outros pontos de atenção que, na sua visão, devem ser destacados pelo Congresso neste ano.

Entre eles está o combate ao desmatamento ilegal na região amazônica, a defesa da equidade salarial entre gêneros e o sistema de presidencialismo. Para ele, este último deve ser implementado até as eleições de 2030 ou 2034.

"O sistema atual, presidencialista, atualmente é muito confundido como 'toma lá, da cá'. O semipresidencialismo desata esse emaranhado de nós e facilita o desenvolvimento do Brasil", argumentou.

Questionado, Lira ressaltou seu compromisso com pautas que assegurem a equidade salarial entre gêneros e também com projetos que sigam na direção do combate ao desmatamento ilegal na região da Amazônia.

Por fim, o presidente da Câmara comentou sobre uma possível reforma administrativa, pauta importante para o anseio da ala empresarial representada pela ACSP. Segundo Lira, o Congresso tem sido cobrado para apresentar projetos que abordem o tema, mas ainda há barreiras. "Há propostas prontas para serem avaliadas, mas é algo que pode ser difícil de sair neste atual governo. Não há uma base consistente para defender pautas simples na Câmara e nem no Senado. Por isso, temos que aguardar uma organização maior por parte do executivo", completou.

Ao lado de Arthur Lira e do presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, compuseram a mesa da sessão plenária desta segunda-feira o 1º vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, o deputado federal e líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antonio Brito, e os ex-senadores Heráclito Fortes e Jorge Bornhausen.

Também vale destacar a participação presencial do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo de Michel Temer, Torquato Jardim, do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (MDB), do ex-prefeito de Belo Horizonte, João Pimenta da Veiga Filho (PSDB), dos deputados federais Marco Aurelio Bertaiolli (PSD) e Danilo Forte (União Brasil), entre outras autoridades, representantes e empresários.

Confira, no link abaixo, a reunião híbrida com Arthur Lira em sua íntegra:

https://bit.ly/3YsuLil 

Já no link a seguir, confira algumas fotos do encontro realizado na sede da ACSP:

https://bit.ly/3ZFKKv3 

Informações para a imprensa

Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938
Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220
Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-320

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

Por ACSP