Ex-ministro dá a receita para crescimento do turismo brasileiro

O ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, foi o palestrante da reunião do Núcleo de Turismo do Conselho de Política Urbana (CPU), nesta quarta (5), com o tema “Turismo e a Economia do Visitante”. O ex-ministro apresentou alguns pontos que ele considera fundamentais para uma alavancagem do setor de turismo no Brasil.

Ele abriu sua fala lembrando a necessidade de se levar em consideração fundamentos e ações que contribuam para o desenvolvimento do setor de turismo no Brasil. Para ele, “é preciso considerar o uso do grande potencial dos recursos naturais e culturais do País, além de, naturalmente, priorizar a construção, manutenção e adequação dos aeroportos nacionais, além de um grande investimento em infraestrutura”. Ele lembra também que “é preciso trabalhar pela construção de um ambiente de negócios mais amigável.”.

Mercado de turismo

O ex-ministro pontuou alguns fatores externos que também devem ser levados em consideração para o crescimento do setor do Brasil e declarou: “O turismo vem crescendo de forma exponencial em todo o mundo”. Entre outros indicadores, ele destacou a redução dos preços de passagens aéreas nas últimas décadas, aumento expressivo das viagens internacionais e o incremento do turismo global de luxo em todo o mundo.

O ex-presidente da Embratur aponta também que para o crescimento do setor, no Brasil, será necessário mais incentivo ao turismo interno, atração de turistas dos países da América do Sul, maior atenção ao turismo corporativo, mais investimento em infraestrutura, e um ambiente econômico e uma regulação que garantam segurança para atrair os investimentos externos.

No Brasil, com todas as limitações e dificuldades, o setor de turismo já emprega 8 milhões de pessoas e ainda tem um enorme potencial, segundo Lummertz: “Precisamos pensar o turismo como a economia do visitante, que além do turista convencional, inclui os que vêm para o País para trabalhar ou participar de eventos, entre outras atividades diversas”. O ex-ministro fez uma comparação com o sucesso do agronegócio brasileiro: “O que falta para o Brasil é se tornar uma potência do turismo”, afirmou.

Centro das cidades

De qualquer forma, para Lummertz é muito importante fazer com que o Brasil construa um projeto viável, que aproveite o enorme potencial turístico brasileiro e, nesse sentido, destacou a importância de recuperar as áreas centrais das cidades como polos turísticos.

ACSP turismo

Nesse sentido, o presidente Roberto Mateus Ordine fez uma intervenção destacando o trabalho que a ACSP vem fazendo em prol do turismo na cidade de São Paulo. “Hoje, a segurança e a zeladoria do Centro já estão mudando a face da região. É uma nova realidade com o comércio reocupando ruas antes degradas, como o da São Bento e Rua Direita e, por conta disso, o que temos visto é a retomada do turismo na região”, declarou.

Por ACSP - 06/11/2025