ACSP
ACSP

O Conselho Cívico e Cultural da ACSP relembra as principais datas comemorativas do mês de agosto, confira. 

11 de Agosto – Dia do Advogado

Com a Independência do Brasil em 1822, fez-se necessário para o Brasil uma Constituição Federal, sendo implantada uma Assembleia Constituinte. Logo Dom Pedro I notou que no país não havia pessoas suficientes com o conhecimento jurídico e nossos jovens que iam para Coimbra atrás de conhecimentos, passaram a sofrer os mais duros tratamentos e opressão por parte dos portugueses. Na maioria das vezes esses jovens acabavam abandonando o curso. Ficou clara a necessidade de curso jurídico para o país.

Sendo assim o Visconde São Leopoldo (deputado José Feliciano Fernandes Pinheiro) inicia um debate em 1823, na Assembleia Constituinte acerca dos detalhes necessários para a instalação do curso. Ficando então decidido que seriam dois cursos, um em Olinda e outro em São Paulo.

O projeto ficou parado devido D Pedro I ter dissolvido a Assembleia Constituinte para outorgar a Constituição Federal de 25 de março de 1824. Somente em janeiro de 1825, com o decreto do Ministro do Império Estevam Ribeiro de Resende o assunto volta a ser debatido, desta vez criando um curso jurídico para o Rio de Janeiro.

A definição do local teria sido um grande debate, sendo que cada um queria esse curso em seu estado. Finalmente em 11 de agosto de 1827 foi aprovada a lei, nos termos do primeiro projeto.

Ao contrário dos outros países da America Latina, o Brasil não recebeu nenhuma faculdade oficial no período de sua colonização. Tinha apenas os cursos que os jesuítas ofereciam. Sendo assim as Faculdades de Direito foram as primeiras no Brasil.

Mais do que formar bacharéis em Direito, esses cursos viraram uma verdadeira epidemia do sec. XIX. Tornaram-se os primeiros centros na formação de intelectuais, no sentido amplo. Grandes nomes surgiram lá, como os de Castro Alves, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, Pontes de Miranda e muitos outros que tiveram importância crucial para a formação da “inteligência brasileira”.

12 de Agosto – Dia dos Pais

No Brasil se comemora o dia dos pais no segundo domingo do mês de agosto, desde o ano de 1953. A data escolhida na época batia com o calendário Cristão que comemorava o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora, considerado o patriarca da família, comemorado em 16 de Agosto.

Na época, o publicitário Sylvio Bhering diretor do Globo e Radio Globo, apoiado por Roberto Marinho, pensavam em festejar só no Rio de Janeiro, pois acreditavam que a comunidade queria celebrar o chefe da família. A ideia foi tão aceita que no ano seguinte passou a ser celebrado no Brasil inteiro e ai passou a ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto, como já era no dia das mães o segundo domingo do mês de maio.

No entanto, a idéia original para uns surgiu nos Estados Unidos, em 1910, com a menina chamada Sonora Louise Dodd que quis homenagear seu pai, por ter criado os filhos com muito amor e carinho. Ela escolheu o dia do aniversário do pai 19 de Junho, passando mais tarde para o terceiro domingo do mês. Para outros, a data é muito mais antiga, surgida há mais de 4000 anos , quando um jovem chamado Elmesu, filho de Nabucodonosor da Babilônia teria moldado em argila um cartão desejando sorte, saúde e longa vida ao pai.

Devido ao sucesso da comemoração pelos pais, pelo mundo atualmente existem mais de 19 datas diferentes para se comemorar o dia. Aqui no Brasil, em recente pesquisa feita pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) classificou a data como a terceira recordista em vendas, perdendo só para o Natal e dia das Mães.

25 de Agosto – Dia do Soldado

Comemorado anualmente no dia 25 de agosto.  Faz homenagem ao nascimento de Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias em 25 de agosto de 1803 na Vila de Porto Estrela (hoje Duque de Caxias) na cidade do Rio de Janeiro.

Duque de Caxias começou a sua vida como militar muito cedo, aos cinco anos de idade, como cadete de primeira classe. Aos quinze anos fazia parte da academia real militar. Aos poucos foi subindo na carreira militar chegando ao posto máximo da hierarquia, como Marechal.

Soldado é uma titulação militar. Quando alguém decide servir o exército, sua carreira se inicia nessa posição e com o tempo e aprendizagem vai subindo de posto.

Soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa das pessoas, do patrimônio, das cidades e do país. Por isso mesmo existem várias espécies de soldados podendo ele ser da marinha, exército ou aeronáutica e ainda militar e bombeiros. Existem outras especializações dentro de cada área. Suas funções são para preservar e garantir a defesa da pátria, zelar pelo cumprimento pleno da constituição e pela manutenção da lei e da ordem.

O soldado é a essência do trabalho do exercito, são jovens que se desapegam do regionalismo para servir o Brasil, muitas vezes atuam em regiões desfavorecidas.

Infelizmente o dia do soldado, ao longo do século XX veio perdendo força. Antigamente escolas e prefeituras homenageavam o dia com canções e desfiles. O Exército apresentava paradas e espetáculos militares. Pelo país hoje só se vê comemorações desse tipo principalmente no dia 07 de setembro.

Por Conselho Cívico e Cultural