Mulheres empreendedoras do Brasil e da Bolívia trocaram experiências e compartilharam suas histórias no evento Mission Women Cainco, realizado na última quinta-feira (3/11), na sede da Associação Comercial de São Paulo. Grandes nomes do empreendedorismo brasileiro, como Cris Arcangeli e Luiza Helena Trajano, participaram, inspirando as mulheres em um momento de conexão e troca. As vizinhas bolivianas também partilharam suas histórias e apresentaram iniciativas implementadas em seu país para a equidade de gênero.
O encontro foi organizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Membro do Conselho Deliberativo da ACSP e presidente do CMEC Nacional, Ana Cláudia Badra Cotait apresentou a história do Conselho e do trabalho que vem sendo desenvolvido para incentivar micro e pequenas empreendedoras de todo o país. ??"A mulher precisa ter liberdade financeira para sair da vulnerabilidade. É isso que o CMEC faz", relatou. Ainda, foi entregue uma placa de reconhecimento a Ana Cláudia, que enfatizou o desejo de firmar oficialmente um acordo de cooperação com o Women Cainco, estreitando cada vez mais as relações entre as entidades.
"É uma honra muito grande receber essa delegação tão poderosa, tão importante, na nossa sede aqui em São Paulo. É importante que saibam que nós também incentivamos muito a economia criativa, justamente para estimular a mulher a empreender e ajudar a que já empreende. Obviamente, vocês que são grandes empresárias na Bolívia, e são inspiração para as pequenas e médias empreendedoras", relatou.
O superintendente da CACB, Carlos Rezende, fez um breve resumo sobre a história de 10 anos de cooperação entre as entidades. "Quando a Confederação fez a internacionalização do projeto Empreender, a Cainco foi identificada como a principal entidade empresarial para que pudesse receber a metodologia do projeto de trabalho com os núcleos setoriais. A partir disso, a parceria foi se fortalecendo, ao se unirem ao consórcio do Al-Invest 5.0, maior projeto da União Europeia para apoio aos pequenos empreendimentos. De lá para cá, há uma parceria muito sólida de troca de experiências, intercâmbio de missões e de oportunidades que cada vez mais crescem entre nós", afirmou.
A CEO da gigante de varejo Magazine Luiza, também vice-presidente da ACSP e diretora do CMEC Nacional, Luiza Helena Trajano, enviou sua colaboração em forma de vídeo, pois estava em viagem para receber um prêmio em Washington, nos Estados Unidos. A empresária parabenizou o trabalho desenvolvido pela CACB e pelo CMEC. Ainda, afirmou que o pós-covid acelerou algumas mudanças, tornando as empresas mais orgânicas e dinâmicas, algo propício para as mulheres. "Eu acredito na soma de experiências. Quando nós nos juntamos, a gente é muito mais forte. Acho que todo mundo tem coisas para inspirar e ensinar outras mulheres", relatou.
Ademais, a representante da Women Cainco e presidente BPO Center, Denise Hurtado, apresentou sobre os 107 anos de história da organização, o que tem sido feito pelo desenvolvimento de negócios na Bolívia e projetos realizados para atingir a equidade de gênero. Para Denise, é importante ter iniciativas que impulsionem as mulheres para que ocupem mais espaços de tomada de decisão.
Ainda, relatou que esse processo exige tempo para construir o legado e transmiti-lo às novas gerações, pois entendem que é sempre importante levar em consideração o equilíbrio entre o lado pessoal e o profissional para que isso aconteça. "O legado é história, é sensibilidade com alma de mulher, o legado é o futuro e a transcendência", afirmou.
Outros grandes nomes do empreendedorismo também compartilharam suas histórias, como Rita Campagnoli, coordenadora de Comércio Exterior do CMEC Nacional, vice-presidente da ACSP e coordenadora da SP Chamber; Cris Arcangeli, diretora Consultiva do CMEC Nacional e empreendedora serial, especialista em inovação e construção de marcas; a executiva Katiele Haffner apresentou um case de sucesso de iniciativas implementadas na Coca-Cola; e Cecília Hurtado, gerente financeira da HP Medicals, importadora de insumos farmacêuticos.
Entre as participantes bolivianas presentes no evento, estavam mulheres das mais variadas áreas de atuação, com cargos de alta liderança em importantes empresas.
Por ACSP