Na quinta-feira (17), o Conselho de Política Urbana (CPU) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu o Roadshow promovido pela SP Parcerias e a SP Urbanismo com o tema "Conheça as oportunidades de negócios nos novos projetos do Centro".
Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, e Antônio Carlos Pela, vice-presidente e coordenador do CPU, recepcionaram os convidados e palestrantes, Fabricio Cobra Arbex, secretário-chefe da Casa Civil; Clodoaldo Pelissioni, secretário executivo de Desestatização e Parcerias; Paulo José Galli, diretor-presidente da SP Parcerias; e Rafael Barreto da Cruz, diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo.
Durante o Roadshow foram apresentados aos participantes, profissionais e empresas interessadas no centro de São Paulo, os projetos da Prefeitura para o novo Parque Dom Pedro II, Esplanada da Liberdade e VLT – Bonde.
Pela agradeceu a presença dos “convidados que fazem a cidade andar e a oportunidade de os participantes conhecerem os futuros projetos na região central que beneficiarão os moradores, trabalhadores e turistas”.
Cobra afirmou que “não é de hoje que a ACSP é engajada na luta, na recuperação, na requalificação do centro de São Paulo. Vocês são partes essenciais dessa mudança. Cumprimento todos da ACSP por esse trabalho importante”.
“Desde 2019, a prefeitura está com 25 contratos com projetos de reformas de mercados e parques, por exemplo. Eles possibilitaram R$ 2 bilhões de investimentos, foram arrecadados mais de R$ 2 bilhões de outorgas no Fundo Municipal de Desestatização. Esses recursos já foram investidos em novas UPAS, UBS, reformas de escolas e CEUS, entre outros”, compartilhou Pelissioni.
Ordine falou da importância da iniciativa “Todos pelo Centro”, da prefeitura, que “está oferecendo muitas oportunidades para quem quer morar e empreender na região central. Eu vivo o centro desde a minha infância e tenho certeza que essa região voltará a ser o que era antes com tantos excelentes projetos para o munícipio”.
Galli disse que quatro anos a mais nesse projeto mudará a cara de São Paulo e do centro. “Precisamos avançar com a premissa da iniciativa privada participando do processo, sendo parceira, trazendo sua competência e experiência para que possamos ter projetos mais eficientes e que tragam melhor qualidade de vida para a população”, pontuou.
“Esse evento é um retrato muito positivo da gestão Ricardo Nunes, buscando entregar projetos que dialoguem com desenvolvimento econômico da cidade. No caso do VLT, coroa vários projetos urbanos importantes como catalizador de oportunidade, emprego e renda”, afirmou Cruz.
Novo Parque Dom Pedro
Denominado “Novo Parque Dom Pedro”, o projeto prevê o aumento da capacidade do terminal em 20%, facilitando o embarque e desembarque de quem usa o transporte coletivo. Com a modernização, o terminal será integrado à estação do metrô Pedro II e, futuramente, será conectado ao BRT da Radial Leste e ao VLT do Centro.
Promovendo um trânsito mais seguro e sustentável, o projeto prevê a reorganização viária da região com o alargamento da Avenida do Exterior, a implantação de uma nova ponte do Carmo, em substituição aos viadutos Antônio Nakashima e 25 de Março, além de conexão com o futuro BRT da Radial Leste. Também são previstas calçadas largas, ciclovias, faixas azuis para motociclistas, faixas exclusivas de ônibus, além de compatibilização com o futuro VLT.
A arborização do centro também é parte fundamental do plano, proporcionando cerca de 100 mil m² de novas áreas verdes, além da requalificação de praças e implantação e reforma de quiosques, quadras esportivas, pistas de skate, mobiliário urbano. As novas áreas verdes, associadas a soluções de macrodrenagem, tornarão a região mais preparada para as mudanças climáticas.
Esplanada da Liberdade
Projeto urbanístico que prevê a criação de um complexo sociocultural com teatro, áreas comerciais, espaços de convivência e um memorial étnico-cultural que homenageia as diversas comunidades que ajudaram a moldar a identidade da cidade de São Paulo.
A Esplanada será erguida sobre três lajes que conectarão quatro importantes viadutos da região: o Shuhei, o Mie Ken, o Cidade de Osaka e o Guilherme de Almeida. Esses viadutos, que cortam o bairro, serão transformados em plataformas de integração entre o espaço urbano e cultural da cidade, mostrando a história e a importância multicultural da região.
Nos anos 1970, para a construção da Radial-Leste, o Teatro São Paulo foi demolido. Neste projeto, será arquitetada a nova versão do teatro que promete ser um ponto de encontro cultural de apresentações teatrais, musicais e eventos artísticos, resgatando a tradição de um dos mais icônicos palcos da cidade.
VLT – Bonde São Paulo
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do centro de São Paulo terá duas linhas de 6km cada e 27 paradas, das quais 13 distribuídas em cada uma das direções com uma conexão na avenida São João.
A primeira linha (vermelha) terá circulação num único sentido, seguirá pela São João até a Avenida Duque de Caxias, onde fará uma curva à direita no sentido da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante). De lá, o VLT entrará no Bom Retiro pela Rua José Paulino e contornando o bairro pelas ruas do Areal, Solon, Matarazzo, Mamoré e Prates.
Logo em seguida, o VLT fará sua parada na estação Luz (linhas 11-Coral, 10-Turquesa, 4-Amarela e 1-Azul), tomando o caminho da Avenida Cásper Líbero, passando pela Rua Antônio de Godói até retornar ao Largo da Paiçandu.
A segunda linha (azul) terá circulação de ida e volta, com o mesmo ponto de partida, virará à esquerda na Avenida Ipiranga, com parada em frente à estação República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela), e contorno à esquerda na Rua da Consolação até a Praça Dom José Gaspar. Dali, o VLT acessará os viadutos Nove de Julho e Jacareí e a Rua Maria Paula, próximo ao terminal de ônibus da Praça da Bandeira.
Mais à frente, a linha passará pelo Viaduto Dona Paulina, a Praça João Mendes e, então, acessará a Rua Anita Garibaldi, ao lado Praça da Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), no sentido Zona Leste. O VLT chegará à Avenida Rangel Pestana. Em seguida, a linha percorrerá a Rua da Figueira e as avenidas Mercúrio e Senador Queirós.
O VLT entrará na Avenida Prestes Maria sentido Vale do Anhangabaú, passando em frente à estação São Bento (Linha 1-Azul e, no futuro, também a Linha 19-Celeste). Por fim, o veículo pegará o trecho inicial da Avenida São João, voltando a se encontrar com a outra linha.
A estimativa é atender cerca de 100 mil passageiros por dia.
Fotos: flic.kr/s/aHBqjBNwe6
Por ACSP