Posicionamento, público-alvo, conteúdos de valor e boas histórias: empreendedorismo e mídias sociais precisam caminhar juntas

São Paulo, 22 de novembro de 2022- O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da CACB, da Facesp e da ACSP São Paulo e o Bradesco lançaram o Programa Mulheres Empreendedoras, que apoiará e fortalecerá negócios comandados por mulheres. A iniciativa foi lançada durante o 3º Liberdade de Empreender, evento realizado nesta terça-feira (22/11), no auditório da Fecomércio.

Cem empreendedoras serão beneficiadas nesta primeira fase do programa. As selecionadas foram definidas entre as inscrições realizadas no site do CMEC.

Três pilares vão nortear o projeto: mentoria para entender a necessidade do negócio, tendo como base o ramo de atuação; trilha de aprendizagem, com cursos de empreendedorismo e de educação financeira; e reorganização financeira customizada.

Outro fator importante do “Mulheres Empreendedoras” é o acompanhamento da evolução do negócio, da regeneração, e dos números de inadimplência.

Com as mulheres selecionadas, o primeiro passo do projeto será a definição de “fadas madrinhas”, gerentes bancárias do Bradesco, que cuidarão de forma individualizada de cada empreendedora. O objetivo da gerente será orientar e aconselhar a mulher segundo a necessidade.


PARCERIA


O programa foi lançado durante o painel “Mulheres Empreendedoras Bradesco & CMEC”, que contou com a mediação da vice-presidente da ACSP, Roseli Garcia; e dos palestrantes Alessandro Zampieri, diretor de Produtos do Bradesco; Janaina Souza, superintendente-executiva de Produtos do Bradesco; e Nathalia Garcia, superintendente-executiva de Marketing do Bradesco.

“Esta parceria com o CMEC será muito importante para evoluir estimular o empreendedorismo feminino”, afirmou Zampieri. “Com este programa piloto que lançamos aqui hoje, poderemos mostrar que, com a linha de crédito correta, o negócio pode crescer e se desenvolver”, ressaltou.

Janaina ressaltou que a universidade corporativa do Bradesco vai capacitar as empreendedoras selecionadas. “Pela primeira vez, nossa universidade vai capacitar um público externo, que não seja funcionário”, destacou. “São várias ações inéditas. Além de abrir as portas da nossa universidade, pela primeira vez o Bradesco cria uma linha de crédito tão customizada, com capacitação e orientações”, frisou.


GESTÃO FINANCEIRA


Nathalia finalizou o painel com uma palestra sobre gestão financeira. “As mulheres precisam quebrar três grandes tabus: aprender a pesquisar que tem experiência e pode ensinar a investir; acreditar que é preciso investir para investir; e, por fim, parar de acreditar que o empreendedorismo não nos pertence”, assegurou.

“Para se organizar financeiramente é preciso se conhecer. Podemos separar nossos gastos em ‘envelopes’, com o que é essencial, com o que é supérfluo, e um ‘envelope’ que poucos utilizam, mas que é fundamental: o que é investimento”, orientou. “Mapeando nossos gastos e nos conhecendo, poderemos responder a três questões elementais: eu gasto menos do que ganho? Eu sei quais são os meus maiores gastos?  E dos meus gastos totais, quais são essenciais e quais são supérfluos?”, orientou a superintendente-executiva de Marketing do Bradesco.


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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em

seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor

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para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de

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Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do

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Por ACSP