Takano: varejo passa por revolução com projetos que criam novo ambiente para o consumidor

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio do seu Conselho Consultivo, recebeu o arquiteto Julio Takano, da KT Retailing-Arquitetura de Negócios, especializado em arquitetura empresarial, com atuação em vários países e responsável por projetos diferenciados em grandes varejistas brasileiras.

Recepcionado pelo vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, e pelo secretário do Conselho Consultivo, Alfredo Veloza, o arquiteto apresentou alguns trabalhos realizados pelo seu escritório para clientes como Casas Bahia e Lojas Riachuelo. Os projetos, como explicou, foram desenvolvidos com o objetivo de proporcionar ao cliente experiência de compra diferenciada baseada em seis pilares: novos valores nos pontos de venda, beleza, bem-estar, prazer e lazer.

Takano demonstrou o resultado do seu trabalho tomando como case uma loja da Casas Bahia, que após a finalização tornou-se conceito para as demais lojas do grupo: a Casas Bahia Experience.

Para o consumidor, além da experiência de compra, a loja conceito oferece também ambiente totalmente voltado para lazer com opções de games, pista para bicicletas e patinetes, lounge, disponibilização de equipamentos, wifi de alta velocidade, praça de alimentação, além de salas de vídeo e áudio.

Takano também falou sobre o trabalho que realizou na rede de lojas Riachuelo, redesenhando todo o estilo arquitetônico da loja e criando um ambiente mais adequado para a valorização do ponto em shoppings. Soluções como novos conceitos em iluminação e tecnologia e uma preocupação em associar a moda ao público geek.

O arquiteto lembra que o projeto teve uma preocupação com uma curadoria que levasse em consideração a importância de marcas sustentáveis de uma governança corporativa e de uma preocupação permanente com o ambiente adequado ao consumidor mais jovem com produtos que valorizam a arte e a cultura através da moda.

Julio Takano ainda citou o trabalho feito para lojas abertas pela indústria, com as lojas que mostram produtos inéditos e itens que não são comercializados pelo varejo, inclusive produtos profissionais com bons resultados de vendas, o chamado modelo Direct Consumer. Nesse sentido, ele mostrou projetos para a Tramontina, e Shirmann Home Center, especializados em hidráulica, elétrica e decoração.

Por ACSP