Temas em Análise 233: Serviços Crescem em Maio Por Conta de Efeito Estatístico

SERVIÇOS CRESCEM EM MAIO POR CONTA DE EFEITO ESTATÍSTICO

 

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio, o volume de serviços prestados cresceu 4,8%, no contraste com o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), após registrar queda em abril, na mesma base de comparação. Em 12 meses, houve crescimento de 1,1%, bastante mais acelerado do que o registrado na leitura anterior (0,4%).

 

Esses resultados, contudo, estão “inflados” pelo efeito da fraca base de comparação de maio do ano passado, quando se iniciou a greve dos caminhoneiros, que afetou de forma muito intensa o setor, principalmente o segmento de transportes, que é o mais representativo, e que, justamente, foi um dos que mostraram maior elevação do volume de transações.

A análise da média móvel trimestral, que é uma forma alternativa de atenuar os efeitos sazonais ou pontuais, tais como a referida greve, sugere que o setor continua apresentando lenta recuperação durante os primeiros cinco meses do ano (ver gráfico abaixo).

 


Em síntese, o volume de serviços prestados segue sinalizando lenta recuperação, configurando um cenário de baixo ritmo de crescimento da atividade em geral. Espera-se que com o avanço da reforma da Previdência e com a flexibilização da política monetária o setor retome trajetória ascendente.

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal