3 lições para aprender com a rede Dalben na quarentena 

Desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, a maior parte das empresas precisou se adaptar para continuar vendendo. Nesse cenário, algumas se destacaram e passaram a servir de inspiração para empreendedores de todo o país.  

Uma delas é a rede de supermercados Dalben, que possui três lojas em Campinas, no interior de São Paulo. A empresa se reposicionou rapidamente diante da pandemia e a agilidade nas ações trouxe resultados bastante positivos.   

Parte desses resultados e estratégias foi revelada pela executiva Fernanda Dalben, diretora de marketing da rede, durante o último Retail Conference, evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). A partir dos depoimentos de Fernanda, separamos três lições que todo empreendedor pode aprender com a companhia. Confira:  

 

Lição 1: ofereça conteúdo de qualidade aos consumidores  

Todo empreendedor já deve ter ouvido que produzir conteúdo na internet é fundamental para atrair o público ou simplesmente gerar afinidade com a sua marca.  

Mas não basta oferecer qualquer tipo de conteúdo: para captar a atenção da audiência de verdade, é preciso usar a criatividade e fugir das publicações exclusivamente “promocionais”.  

Como muitas outras empresas, o Dalben passou a fazer transmissões ao vivo na pandemia. Mas em vez de mostrar prateleiras, a rede convidou especialistas para falar sobre doces, carnes, vinhos etc. Outra programação que fez sucesso foram as receitas ensinadas pelos convidados usando produtos à venda nos supermercados.  

E você? Já pensou de que maneira a sua empresa pode inovar nos conteúdos? Para aqueles que prestam serviço, como o proprietário de um salão de beleza, por exemplo, mais do que anunciar ofertas, é possível trazer dicas de como cuidar dos cabelos em casa ou fazer um vídeo explicando os benefícios de determinado procedimento oferecido em seu estabelecimento.  

Use a criatividade para descobrir que tipo de conhecimento você poderia oferecer aos consumidores para reforçar a autoridade da sua empresa na internet — e, eventualmente, aumentar as vendas. 

 

Lição 2: crie uma experiência única para os seus clientes  

O período de isolamento social não foi um empecilho para a rede realizar eventos e fazer com que seus clientes se sentissem únicos. Por meio de reuniões virtuais fechadas, o Dalben realizou até degustações comentadas de diferentes produtos, como, por exemplo, vinhos.  

Funciona assim: o consumidor compra uma espécie de kit que inclui desde a bebida até frios e panificados. Ao fechar a compra, o cliente ganha o direito de participar de uma reunião online, em que um especialista comenta sobre o produto e suas melhores combinações e acompanhamentos. Não é legal?  

 

Lição 3: bons descontos e vantagens sempre serão bons atrativos 

Não tem jeito. Garantir uma folguinha no bolso do consumidor continua sendo uma das melhores estratégias para conquistá-lo.  

Durante a pandemia, a rede de supermercados adotou diversas ações, como frete grátis, cupons de descontos e brindes. No caso do Dalben, a executiva de marketing contou que, na chegada da primavera, todas as entregas foram acompanhadas de vasos com girassóis para presentear os clientes, assim como latinhas de Heineken sem álcool foram enviadas como cortesia. 

Além de gerar aumento expressivo no número de seguidores nas redes sociais e contribuir para o maior engajamento do público, segundo Fernanda, esse conjunto de ações trouxe aumento de até 40% no volume de vendas dos produtos ofertados durante as lives.  

Que tipo de “agrado” você pode oferecer aos seus clientes? Conhecendo o seu público, é muito importante pensar em ofertas que sejam realmente interessantes para eles.  

Lembre-se, também, de avaliar os impactos financeiros dessas ideias para a sua empresa, a fim de garantir que esses atrativos não vão prejudicar o caixa da companhia.  

 

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Por ACSP