4 lições de empreendedorismo para aplicar em 2021

A pandemia do coronavírus afetou cada modelo de empresa de uma forma diferente, mas o sentimento de que nada será como antes é comum entre todos os empreendedores. Lojas fechadas e adaptações nos modelos de negócios são algumas das principais mudanças que as empresas sentiram no último ano.

Apesar do cenário pouco animador, o que ninguém pode negar é que o empreendedorismo no Brasil deu uma aula de criatividade e inovação desde que a doença chegou ao Brasil — e, com ela, as medidas de restrição de circulação do público.

Toda essa experiência deixou algumas lições que merecem ser colocadas em prática ao longo de 2021 e até nos anos seguintes. Listamos quatro delas para você se inspirar:

1 - Humanize a sua empresa

Logo que começou a se espalhar e mudar a rotina das pessoas, a pandemia intensificou sentimentos e atitudes importantes, como solidariedade e empatia. Em tempos tão difíceis, é importante mostrar o impacto do seu negócio sobre a sociedade. Não pense apenas em vender da forma tradicional e encontre uma maneira de mudar o seu discurso.

Comece pensando em como a sua marca pode impactar a vida do seu público positivamente e busque deixar isso claro nas comunicações e processos da sua empresa. Dê ainda mais atenção para a promoção de um atendimento de excelência, mostre como o seu negócio pode trazer bem-estar no dia a dia e se preocupe com esse compromisso que é firmado com a sua clientela.

2 - Mude rapidamente

Sem dúvida, o ano de 2020 mostrou a todos que não dá para se manter engessado em determinadas convicções e processos. Tudo mudou tão rápido que talvez essa seja a maior lição para o seu negócio: mude rápido, analise as necessidades e comportamentos do seu mercado e reinvente a proposta da sua empresa sempre que necessário.

Não tenha medo de transformar o seu negócio em busca de melhorias. Novas realidades são criadas e demandas diferentes surgem o tempo todo. Lembre-se que uma mudança bem executada pode contribuir para destacar a imagem da sua empresa no mercado e isso pode atrair um público cada vez maior. O que você pretende fazer de diferente em sua empresa ao longo deste ano?

3 - Acompanhe (ainda mais) as suas finanças

Reestruturar o negócio também é olhar para os seus custos. Revisar a sua situação financeira, avaliar o quadro de fornecedores e buscar possibilidades para reduzir despesas — por menores que elas sejam — são algumas ações importantes para garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Uma atitude que tem sido bastante adotada pelos empresários neste período é o modelo de home office para toda a equipe, que, em alguns modelos de negócio, pode ser estendido para o pós-pandemia. Além de manter os seus colaboradores protegidos, essa alternativa pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa e, de quebra, aumentar a produtividade e bem-estar dos seus funcionários. Você já considerou essa possibilidade?

4 - Aproveite a tecnologia para encontrar o seu cliente

Em tempo de pandemia, muitas pessoas abriram as suas casas através das redes sociais e isso nos mostrou que não é necessário ir muito longe para chegar até o seu cliente ideal. Se antes encontrar o seu negócio era difícil, hoje você pode ir até o seu cliente com facilidade.

Ter a sua marca presente nas redes sociais e aplicativos facilita a comunicação com o seu público-alvo, que, mesmo com a distância, não se sentirá desamparado. O que a sua empresa tem feito nesse sentido? Você tem planos para expandir a atuação do seu negócio nessas plataformas?

Essas foram algumas das lições que puderam ser absorvidas pelos empreendedores nos últimos meses. E você? Quais ensinamentos que a sua empresa teve foram os mais importantes para manter o seu empreendimento funcionando? Continue acompanhando os nossos conteúdos para se inspirar!

 

Por ACSP