4 tendências do varejo para 2021

Após um ano de intensos reflexos da pandemia, 2021 começou com expectativas de recuperação para a economia. É que, apesar do alto número de infectados, algumas empresas já se adaptaram ao modelo de trabalho com restrições, revendo processos, canais de distribuição e logística.

Com base nisso, listamos quatro tendências para o varejo que devem perdurar ao longo de 2021. Que tal conferir se alguma dessas ainda pode ser acrescentada à rotina do seu estabelecimento?


1. Vendas online

Com a conectividade cada vez maior e sem poder sair de casa para fazer compras, os consumidores viram as lojas virtuais fazerem ainda mais parte da sua rotina.

Além disso, a comodidade oferecida por esse modelo de negócio fez com que os consumidores se sentissem cada vez mais confortáveis e seguros com esse tipo de compra. De acordo com um levantamento da empresa Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, em 2020 o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47%, sua maior alta em 20 anos.

Diante desse salto, os varejistas têm apostado na ampliação de suas empresas para o ambiente virtual. E você? Fez alguma mudança nesse sentido em seu comércio? Se não, é hora de começar a planejar melhorias para oferecer uma experiência de compra melhor e mais prática à clientela.

  1. Pix

O Banco Central divulgou dados otimistas sobre o novo modelo de pagamento, que passou a vigorar em novembro do ano passado. Só nas primeiras semanas de existência, o Pix possibilitou 43 milhões de transações que movimentaram 40,5 bilhões de reais.

Muitos brasileiros consideram o método de pagamento seguro. Graças à praticidade dessa novidade, os comércios que podem via Pix têm um grande diferencial para apresentar aos consumidores, já que este ainda não é um meio de pagamento comum. Sua empresa já recebeu algum pagamento usando esse modelo?

  1. Foco na experiência do cliente

Mais do que nunca, a maneira como o consumidor é tratado tem sido um diferencial na hora de fechar negócio. Em tempos de crise, quando a sua empresa não pode investir em benefícios financeiros — como descontos e brindes —, um atendimento solícito e eficiente pode ser a chave para fidelizar os seus clientes.

Quando o assunto é experiência do cliente, outro ponto que merece atenção é a fase pós-venda, quando o consumidor pode precisar de algum suporte. Como a sua empresa tem se comunicado com os seus clientes depois que eles saem da loja? Oferecer apoio e mostrar disponibilidade é uma maneira de reforçar uma imagem positiva para a sua marca.

  1. Posicionamento de marca
    Hoje em dia os clientes consomem muito mais do que um produto ou serviço. Muitas vezes, eles buscam saber o posicionamento da marca diante de determinados assuntos, como questões ambientais e pautas sociais, por exemplo.

Com um posicionamento assertivo e bem comunicado, é possível cativar o público e aumentar as vendas. Uma loja de maquiagens veganas, por exemplo, pode atrair mais clientes que têm um estilo de vida vegano, mas também um público que não adota essa prática e enxerga essa característica como um diferencial. Analise se a sua empresa tem alguma oportunidade nesse sentido e use seus canais de comunicação de maneira inteligente para que o público saiba mais sobre seu propósito e posicionamentos.

O importante é sempre ficar de olho nas tendências do varejo e analisar o que se enquadra no seu negócio. Experimente incluir essas práticas no dia a dia do seu comércio e veja como o seu público reage às novidades!

Por ACSP