Atrair e reter bons funcionários são desafios para muitos empreendedores. Diariamente, é preciso fazer com que os colaboradores se sintam valorizados para que se tornem mais produtivos, o que nem sempre é fácil.

Uma das formas de deixar a sua equipe mais satisfeita e diminuir as chances de perder seus melhores colaboradores para a concorrência é oferecer premiações. A sua empresa ainda não adota essa prática e você precisa de ideias? A gente tem algumas para você! Uma delas pode ser ideal para o seu negócio.

Para começar, é importante que você saiba que salário e remuneração são coisas diferentes. O salário é aquele valor financeiro fixo que você todo mês aos funcionários. Já a remuneração é o conjunto de recompensas que o colaborador recebe pelo serviço prestado. Isso inclui salário, benefício, comissões e todos os tipos de bonificações. Entendeu os dois conceitos? Então, chegou a hora de conhecer os métodos que podem tornar a sua empresa mais interessante para os melhores profissionais do mercado! Confira:

1. Salário indireto

O conjunto de benefícios concedidos aos colaboradores é chamado de salário indireto. Os mais comuns são vale-transporte, vale-refeição, convênio médico e plano odontológico, mas outras opções, como vale-alimentação, cesta básica, auxílio-creche e previdência privada também são amplamente adotadas e podem ser muito valorizadas pela sua equipe.

2. Capacitação

O funcionário vê com bons olhos o investimento que a empresa faz em seu desenvolvimento profissional. Isso mostra que você se preocupa com o progresso do time e está disposto a apoiá-lo sempre que possível. Cursos e treinamentos corporativos são ótimas formas de demonstrar esse apoio e intensificar a identificação do trabalhador com a organização.

Oferecer atividades em grupo, como workshops, seminários, oficinas e laboratórios são opções interessantes e mais econômicas para as empresas que não podem pagar cursos e taxas de inscrições individuais. Outra possibilidade é pagar a participação nesses eventos como premiações para funcionários que alcançarem os melhores desempenhos. Assim, você abre a eles uma oportunidade que provavelmente não teriam por conta própria.

É importante ressaltar que o dinheiro investido em cursos e especializações também pode representar futuros ganhos financeiros para a sua empresa, afinal, um funcionário com mais conhecimento certamente se tornará mais eficiente – e lucrativo.

3. Remuneração variável

Nem sempre é possível aumentar o salário dos funcionários, especialmente quando o faturamento das empresas varia muito em diferentes períodos. Mas oferecer incentivos financeiros ligados à conquista de metas e resultados pode ser uma excelente alternativa. Esta forma de remuneração é conhecida como remuneração variável, e é bastante aplicada em forma de comissões por venda, participação nos lucros da empresa e bônus por meta alcançada.

Para os funcionários, esse tipo de remuneração tem vantagens e desvantagens. Por ser variável, eles não podem contar sempre com ela, já que o recebimento está vinculado ao cumprimento da meta. No entanto, quando o dinheiro extra aparece, ajuda a complementar o orçamento pessoal e se torna um grande incentivo.

4. Premiações por desempenho

Dinheiro é bom, mas os funcionários também podem gostar de recompensas diferentes. As premiações por desempenho são oportunidades de oferecer bonificações como viagens, jantares, passeios e brindes. O AC+Saúde, por exemplo, é um cartão pré-pago que o empresário pode recarregar quando e na quantidade que quiser. Com os créditos, os funcionários e seus dependentes podem fazer consultas médicas, odontológicas, estéticas e exames laboratoriais e de imagens com preços mais baixos.

Reconhecimento não financeiro, como o prêmio do funcionário do mês, também faz muito sucesso entre os colaboradores, além de ser um meio de o profissional saber que está fazendo um bom trabalho.

Gostou das dicas? Esperamos que uma delas seja interessante para a sua empresa e traga resultados positivos no seu relacionamento com os funcionários. Antes de colocar qualquer ação em prática, tenha critérios de premiação muito transparentes e bem definidos para evitar desentendimentos e dúvidas dos outros profissionais sobre o merecimento da pessoa beneficiada.

 

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Por ACSP