Falamos, algumas vezes, sobre a importância de manter os colaboradores motivados e por que um ambiente saudável é fundamental para garantir um bom desempenho da equipe. Por isso, empresários e gestores de modo geral devem constantemente zelar pela manutenção da harmonia na empresa e empenharem-se na construção de um bom relacionamento com os seus funcionários.

Muitos empresários ainda pensam que os colaboradores só valorizam benefícios financeiros, o que é um grande erro. Mais do que isso, é preciso que eles se sintam parte importante dos processos e percebam que o trabalho que desempenham é visto e reconhecido. É claro que ter um salário que corresponda às qualificações e atividades do trabalhador é muito importante, mas a valorização das competências, habilidades e conquistas dos funcionários também contribui muito para que ele sinta-se bem. Listamos algumas atitudes simples, mas que fazem toda a diferença nesse sentido. Confira:

1. Peça feedbacks

É essencial saber o que os seus funcionários pensam de você e sobre a sua empresa como um todo. Com certeza, eles têm opiniões sobre o seu modelo de gestão e podem guardar sugestões importantes e até positivas para o seu desenvolvimento como líder.

Coloque-se sempre como alguém disponível a ouvir. Dessa maneira, a sua equipe se sentirá mais à vontade para contribuir com novas ideias, críticas e posicionamentos interessantes para os negócios.

2. Valorize anseios e objetivos

Muitos funcionários passam mais tempo do dia no trabalho do que em casa. Mesmo em meio à rotina corrida, poder interagir, compartilhar sentimentos, falar sobre o que agrada ou não tem muito valor para algumas pessoas. Mostre aos colaboradores que eles não representam uma mera força de trabalho para a empresa, mas que realmente são vistos como humanos, com sentimentos, anseios e objetivos. Demonstre interesse no que eles têm a dizer.

3. Respeite sempre

Superioridade hierárquica não é permissão para destratar qualquer pessoa, mesmo que ela tenha se comportado de maneira desagradável. Se isso acontecer, seja respeitoso e transparente: discretamente e com bom senso, chame para uma conversa para evitar mal-entendidos. Esse tipo de atitude fará com que os colaboradores sintam ainda mais confiança em você e demonstrará o seu comprometimento com a manutenção de um clima organizacional agradável.

4. Faça elogios

Todo mundo já ouviu que errar é humano, mas na realidade, muitos funcionários são apontados quando cometem erros. Os deslizes não devem ser ignorados, mas também não precisam ser remoídos; apenas corrigidos.

Observe os resultados positivos conquistados por seus colaboradores e fale sobre eles, inclusive publicamente. É importante que toda a equipe perceba que você está atento a tudo o que está sendo feito e, principalmente, que sabe reconhecer um trabalho bem executado. Faça questão de elogiar e agradecer sempre que um funcionário contribuir com uma boa ideia, atitudes positivas e bons resultados.

5. Invista na saúde dos funcionários

Funcionários saudáveis sentem-se mais dispostos, felizes e trabalham melhor; portanto, investir no bem-estar da equipe deve estar entre as prioridades da empresa. Para muitas instituições, oferecer planos de saúde é uma possibilidade que não cabe no orçamento, mas algumas alternativas permitem proporcionar melhorias para os colaboradores com preços mais acessíveis. É o caso do AC+Saúde, um cartão pré-pago que pode ser recarregado com a frequência e no valor que o empresário desejar. Os créditos podem ser utilizados pelos funcionários e dependentes para realizar consultas médicas, odontológicas e estéticas com preços mais baixos. Clique e conheça!

Uma boa liderança é muito importante para que os funcionários sintam-se bem no trabalho. Gostou das dicas? Pequenas ações fazem grandes diferenças. Comece já e perceba como preocupar-se com o bem-estar da equipe pode trazer excelentes resultados para o desenvolvimento da sua empresa!

 

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Por ACSP