Por falta de informação ou na tentativa de fugir dos impostos, muitos empreendedores atuam de maneira informal. Mas será que ter um negócio sem tornar-se pessoa jurídica é mesmo uma boa ideia?

Para quem ainda não conhece os benefícios da formalização, isso não faz muita diferença. Se você também pensa assim, listamos cinco vantagens de regularizar o seu negócio e explicamos como essa atitude pode melhorar o desempenho da sua empresa. Confira:

1. Ter direito aos benefícios previdenciários

Já pensou em ter direito a aposentadoria ou, em momentos de necessidade, auxílio-doença e salário maternidade? O empreendedor que formaliza o seu negócio e torna-se um MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, pode contar com benefícios previdenciários para si ou para os seus dependentes, já que a família tem acesso à pensão por morte e auxílio-reclusão. Tudo isso traz mais segurança e tranquilidade ao empresário.

2. Participar de licitações

Participar de licitações e poder fornecer produtos e serviços ao governo é uma maneira interessante de ampliar a sua carteira de clientes e, como consequência, aumentar o faturamento. Mas, para que a sua empresa esteja envolvida nesses processos, é preciso que ela tenha um CNPJ e esteja formalizada.

3. Produtos e serviços com condições especiais

Alguns produtos e serviços são mais baratos para empresas do que para pessoas físicas. Planos de telefonia móvel e planos de saúde estão entre os exemplos mais comuns. Sem dúvida, essa economia pode fazer uma grande diferença na hora de fechar as contas no fim do mês. Pense nisso!

4. Chance de fazer mais negócios

Você já ouviu falar em B2B (Business to Business)? Este é o nome dado aos negócios feitos entre empresas. Muitas companhias têm uma política de negociar exclusivamente com empresas. Isso quer dizer que, ao formalizar o seu empreendimento, você aumenta a chance de fazer negócios desse tipo. Não é legal?

5. Acesso ao crédito

Se você precisar de um cartão ou qualquer outra modalidade de crédito para pagar as despesas ou aumentar o capital de giro da sua empresa, ter um CNPJ pode facilitar o processo, além de te dar acesso a linhas especiais de crédito que alguns bancos oferecem. Com um CNPJ, você também pode conseguir maquininhas com taxas mais atrativas para aceitar pagamentos com cartões de débito e crédito –, o que pode representar um aumento importante no faturamento da sua empresa.

Agora que você já conhece os benefícios de formalizar o seu negócio, que tal abrir definitivamente a sua empresa? Nos postos da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo) da ACSP, são realizados processos como abertura, alteração e encerramento de empresas; além de consultas de informações cadastrais. Tudo com atendimento personalizado e a rapidez que os seus negócios precisam. Clique aqui e conheça todos os serviços disponíveis!

Se você é advogado ou contador, conheça também o Clube de Oportunidades e saiba como alavancar a sua empresa e oferecer vantagens especiais para os seus clientes!

 

Com a ACSP você vai mais longe.
Faça parte da nossa comunidade de empreendedores.




Serviços da Junta Comercial com mais agilidade



Todos os procedimentos e muitos outros, você consegue realizar no Escritório Regional da JUCESP, no prédio da Associação Comercial de São Paulo, de forma rápida e prática.


Fazendo parte da nossa Comunidade de Empreendedores você tem acesso a uma série de benefícios exclusivos e descontos no serviços prestados. A Associação Comercial de São Paulo é uma instituição sem fins lucrativos que há mais de 100 anos se propõe a apoiar e promover as iniciativas empresariais e o empreendedorismo. Nós atuamos em benefício de nossos associados em intermediações comerciais com parceiros para oferecer produtos, serviços e soluções com melhores condições e custos menores.





 

Por ACSP