Investir no desenvolvimento intelectual dos funcionários tem sido uma preocupação cada vez mais comum nas empresas — e não apenas nas de grande porte. Isso porque esse tipo de ação, que envolve desde a organização de treinamentos práticos até o apoio para a realização de cursos de graduação, tem gerado resultados interessantes para os profissionais e também para os negócios.
Outro ponto tem contribuído para que os gestores encorajem as equipes a buscar mais conhecimento: a vantagem competitiva. Isso porque, com funcionários mais qualificados, a empresa passa a contar com mão de obra mais preparada para inovar e diferenciar a qualidade dos serviços em relação à concorrência.
Mas esses são apenas alguns dos benefícios de investir na educação de funcionários. Ao longo do texto, listamos mais alguns:
1 - Ganho de produtividade
O aumento da produtividade é, sem dúvida, um dos grandes motivos para as empresas investirem na capacitação de funcionários. Quanto mais conhecimento teórico e técnico tiver o profissional, mais facilidade ele encontrará para desenvolver suas atividades — e ainda pode compartilhar o que sabe com os colegas de equipe.
Além disso, estimular a aprendizagem contínua também é uma forma de reter os talentos e valorizar os profissionais. Tudo isso contribui para desenvolver um ambiente de trabalho mais agradável e aumentar a motivação dos trabalhadores, mas vamos falar disso mais adiante.
2 - Melhoria dos níveis de qualidade
O sucesso de uma empresa depende principalmente da qualidade do trabalho desempenhado por seus funcionários. Uma equipe de profissionais com mais conhecimento aumenta o nível de qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo seu negócio.
3 - Vantagem competitiva
Como já citamos, uma empresa com funcionários mais preparados está um passo à frente da concorrência e tem mais chances de oferecer produtos e serviços com mais qualidade ao público.
Além disso, investir no desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte do time custa menos do que contratar pessoas que já têm essas habilidades no mercado.
Por isso, fazer com que os funcionários permaneçam na empresa e ganhem conhecimento para desenvolver uma carreira dentro dela é uma estratégia inteligente.
4 - Integração da equipe
Quando vários funcionários participam de ações de capacitação — seja com workshops, palestras, cursos livres entre outros —, eles passam a ter mais assuntos em comum.
Essa semelhança estimula a troca de experiências e, mais uma vez, quem ganha é a empresa, que passa a contar com uma equipe mais integrada e interessada em aprender.
5 - Colaboradores mais motivados
Manter os funcionários motivados e engajados tem sido um dos maiores desafios das empresas nos últimos anos. Segundo o levantamento mais recente da empresa de recrutamento Catho, sete em cada dez brasileiros estão insatisfeitos e desmotivados com o trabalho.
Adquirir conhecimento permite que o trabalho seja feito com mais qualidade, o que melhora o retorno para a empresa e os feedbacks positivos para os funcionários. Como consequência, os colaboradores passam a se sentir mais motivados e engajados, com a sensação (verdadeira) de que estão evoluindo.
Normalmente, quando percebem que estão fazendo um bom trabalho, os profissionais tendem a se esforçar ainda mais para continuar aplicando os conhecimentos adquiridos. Isso também está relacionado ao interesse de investir na própria carreira e se desenvolver individualmente — o que é um grande estímulo para se trabalhar melhor.
E mais: esse tipo de ação estreita a ligação do funcionário com a empresa e reforça a retenção de talentos. Lembre-se: quando um colaborador tem o seu desenvolvimento intelectual valorizado, ele percebe que não é apenas um número, mas uma peça valiosa para a empresa.
Investir na educação de funcionários é uma oportunidade de desenvolvimento profissional para o trabalhador e, também, de crescimento para a empresa — independentemente do seu setor de atuação ou porte.
E você? Tem desenvolvido algum projeto nesse sentido? Se não, um caminho interessante é buscar instituições que oferecem cursos de capacitação alinhados às necessidades da sua empresa e que podem despertar o interesse dos seus funcionários.
A Faculdade do Comércio de São Paulo tem diversos cursos voltados à qualificação inteligente do varejo. A instituição é fruto de uma iniciativa da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e oferece diversas opções de cursos livres, que são mais econômicos, rápidos e específicos; e de graduação, com grade curricular completa e preços acessíveis.
Clique aqui e conheça mais sobre a universidade e os descontos especiais para você investir na sua capacitação e na de sua equipe.
Por ACSP