Clientes inadimplentes estão entre as maiores preocupações dos empreendedores. E com razão. A falta de pagamento pode trazer sérios problemas financeiros ao negócio, além de exigir tempo e disposição da equipe ou do próprio empresário no processo de cobrança.

Em alguns períodos, é natural passar por dificuldades financeiras, e nessa situação, muitos consumidores não conseguem pagar todas as dívidas. Para os empreendedores que precisam lidar com esse problema, uma das dicas mais preciosas é ter calma. Agir sem cautela, movido à ansiedade, reflete insensibilidade por parte da empresa, que pode ter a sua reputação prejudicada ou perder um cliente que, futuramente, em uma situação melhor, poderia fazer ótimos negócios. Quem precisa enfrentar a inadimplência também deve ter em mente que cada caso é um caso, e que não há uma receita para resolver todos os problemas nesse sentido.

Embora cada cliente tenha um comportamento e deva ser reportado de maneira personalizada, algumas ações são interessantes para todos e podem evitar a inadimplência. Confira as que separamos para você:

1) Conheça os consumidores

Conhecer os seus clientes é muito importante. Quando você sabe o perfil do público para o qual está oferecendo seus produtos e serviços, é mais fácil prevenir diversos tipos de problemas, inclusive de pagamento.

Para evitar prejuízos financeiros, é interessante, também, fazer uma pesquisa mais detalhada, levantando o histórico de compra do consumidor ou até verificando se ele possui pendências financeiras em outras instituições. A Boa Vista SCPC oferece diversos estilos de consultas para essa finalidade.

2) Valorize os bons clientes

Esforce-se para manter por perto aqueles clientes que estão sempre em dia com a sua empresa e honram todos os compromissos. Conceder descontos e promoções exclusivas, por exemplo, pode atraí-los e fazer com que eles se sintam mais valorizados.

3) Incentive formas de pagamento mais seguras

Evite que os seus clientes façam dívidas diretamente na empresa. Para ter maior garantia de recebimento, organize ações para incentivar o pagamento via cartão de crédito ou à vista.

4) Avise previamente sobre as datas de vencimento

Em muitos casos, o cliente apenas não se lembra de realizar o pagamento dentro do prazo. Para evitar que isso aconteça, considere a possibilidade de elaborar ou contratar um sistema que notifique o consumidor sobre a proximidade da data de vencimento da dívida.

5) Avalie a adoção de contratos

Para a venda de determinados produtos ou serviços, é interessante que seja redigido um contrato com mais detalhes sobre o pagamento da compra. Resguardar-se com documentos pode ajudar, especialmente em casos que cheguem a níveis mais extremos e exijam formas de cobrança mais severas.

6) Seja amigável e respeitoso

Seja flexível e procure entender a razão do não pagamento de determinado produto ou serviço. Lembre-se de sempre mostrar que a sua empresa é uma parceira do cliente, e que é interessante para ambas as partes que a dívida seja quitada. Por isso, disponha-se a oferecer soluções e mostre-se aberto a negociações.

Hoje, já estão disponíveis no mercado diversos serviços que podem minimizar os riscos de inadimplência e, consequentemente, facilitar o dia a dia das empresas. Se você ainda não tem certeza de como agir ou não encontrou a melhor forma de lidar com esse problema no seu negócio, procure a Boa Vista SCPC, que oferece soluções adequadas às suas necessidades.

 

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Por ACSP