Para que as pequenas empresas se mantenham competitivas no mercado, saber fazer boas negociações é fundamental. Assim, o empreendedor consegue o que precisa com melhores condições e, como consequência, pode oferecer produtos e serviços de forma mais atrativa para o consumidor final.

Confira a seguir sete dicas essenciais para uma negociação mais simples e bem-sucedida:

1) Tenha mais de uma opção

Uma negociação sempre fica mais difícil quando você não tem um plano B. Lembre-se: se você fica nas mãos de um fornecedor, precisa aceitar suas condições, ainda que não sejam tão interessantes para o seu negócio.

2) Conheça seus limites

Antes de negociar, você precisa saber quanto pode pagar pelo que procura, os prazos e condições que estão dentro dos seus planos. Tudo isso deve estar muito claro na sua cabeça e será importante para orientar o diálogo.

3) Invista em relacionamento

Construir um relacionamento baseado em confiança é essencial para fazer bons negócios. Se o fornecedor se sente mais confortável com você, ficará mais flexível em relação às suas propostas. Com certeza, todo mundo sai ganhando.

4) Defina uma estratégia

O que é mais interessante para você: pedir desconto ou conseguir um prazo de pagamento maior? Isso também deve estar bem definido antes de começar a negociação. Assim, o seu contato com o fornecedor será mais assertivo e você terá maiores chances de conseguir o que deseja.

5) Reúna informações

Quanto mais você conhece os seus fornecedores, melhor. Com as informações certas, fica mais fácil descobrir em quais situações e sob quais condições eles costumam ceder, o que é muito positivo para você. Acione a sua rede de contatos! Um deles pode ter dados que irão te ajudar.

Além disso, pesquise sobre a reputação das empresas em diferentes meios. Na internet, avaliações costumam estar disponíveis para o público e podem conter informações preciosas.

6) Fique atento à postura

Na busca por fornecedores, muitos empresários ficam apreensivos, o que é totalmente aceitável. O que você não pode é deixar que o outro perceba qualquer sinal de nervosismo e ansiedade. Isso passa insegurança e, com certeza, pode impedí-lo de conseguir fechar um negócio mais interessante.

7) Priorize pagamentos à vista

Muitos fornecedores dizem não cobrar taxas sobre vendas a prazo, mas sempre conseguem um desconto interessante quando o pagamento é feito à vista. Aliás, com todo o dinheiro na mão, as suas propostas parecem mais interessantes ao olhar do fornecedor, que se sente mais seguro.

Avalie essa possibilidade. Normalmente, pedir crédito para esse tipo de operação não é uma boa opção, já que as taxas de juros bancários costumam ser maiores que os descontos que você pode conseguir. Nesses casos, antecipar recebíveis pode ser uma opção interessante, tanto para conseguir estoque imediato quanto para reforçar o volume de mercadorias.

Gostou da ideia? Conheça o AC|Antecipa, o serviço de antecipação de recebíveis da ACSP com condições especiais para associados!

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

Por ACSP