
Os cartões de crédito e débito são os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, mas alguns empreendedores ainda resistem em aceitá-los para não ter que pagar as taxas administrativas das maquininhas.
Mas será que vale a pena limitar os meios de pagamento aceitos no seu comércio? Se você tem essa dúvida, neste conteúdo vamos explicar alguns prós e contras de aceitar ou não os cartões como método de pagamento. Continue a leitura!
Vantagens de aceitar cartões
Entre as maiores vantagens de aceitar cartões de débito e crédito em seu negócio estão:
- Garantia de recebimento
Ao aceitar pagamentos por cartão, sua relação com o cliente termina no ato do pagamento. Mesmo que fique inadimplente, ele terá uma dívida com a instituição financeira, mas sua parte já estará garantida.
- Maior alcance de público
Cada vez mais consumidores preferem pagar por cartão. Ao aceitar o método de pagamento, você evita perder vendas.
- Pagamento facilitado
Nem sempre o seu cliente tem na conta o valor necessário para fazer a compra. Ao aceitar cartão de crédito, você permite parcelamento e flexibiliza o pagamento — o que também pode servir como um forte argumento de venda. Isso favorece a compra de itens mais caros no seu comércio.
- Mais segurança
Com menos dinheiro físico em caixa, seu negócio atrai menos criminosos — e, em casos de assaltos, pode ter prejuízos menores.
- Mais controle sobre as entradas
A maior parte das maquininhas tem um sistema que permite organizar e visualizar os pagamentos. Assim, fica mais fácil manter as finanças em dia.
Desvantagens de aceitar cartões
Por outro lado, aceitar cartões de débito e crédito em seu negócio pode trazer algumas desvantagens:
- Redução da margem de lucro
Normalmente, as vendas por cartão de crédito ou débito geram taxas administrativas que variam entre 2% e 3,5%. Isso quer dizer que, ao vender dessa forma, automaticamente o seu lucro será menor.
Para driblar esse efeito, muitos comerciantes aplicam esse percentual sobre o valor total do produto ou serviço, mas vale lembrar que a prática pode reduzir a competitividade de preços da sua empresa.
- Mais despesas mensais
Além das taxas administrativas, é comum que você precise pagar um valor correspondente ao aluguel da maquininha. O preço do aluguel varia muito de acordo com o tipo de equipamento.
- Maiores prazos para receber
Nas vendas por cartão, o dinheiro do pagamento normalmente não cai na sua conta na mesma hora. Os depósitos costumam demorar de um a 30 dias, o que varia de acordo com o formato de repasse da operadora e com o tipo de pagamento (débito, crédito à vista ou crédito parcelado).
Para que esse formato funcione na sua empresa, é preciso manter o fluxo de caixa em dia e um capital de giro suficiente para aguardar esses prazos sem prejudicar a saúde financeira do negócio.
Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens de aceitar cartões em seu comércio, o próximo passo é fazer uma pesquisa com diferentes operadoras de maquininhas para entender quais são as condições oferecidas por cada uma. Assim, fica mais fácil avaliar qual funciona melhor para o seu negócio e se, de fato, compensa adotar esse meio de pagamento em sua empresa.
Antes de tomar uma decisão, calcule as taxas aplicadas por cada operadora para mensurar o quanto esses percentuais afetariam os preços estabelecidos para o consumidor final. Em seguida, vale a pena comparar esses valores com os praticados pela concorrência para entender como a competitividade dos seus produtos e serviços no mercado seria afetada com a entrada das maquininhas.
Outra saída interessante é incentivar o consumidor, no ato do pagamento, a optar pelo Pix, que é mais econômico e tem uma grande vantagem em relação às maquininhas: a possibilidade de receber o dinheiro na conta de forma instantânea.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outros colegas empreendedores que também podem se interessar pelo assunto.
Por ACSP - 03/03/2022