Dando sequência à parceria iniciada em setembro com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) se reuniu, no dia 22 de outubro, com dirigentes da autarquia para firmar mais um passo na direção da efetivação da cooperação. Entre outras medidas, ela possibilitará que pequenos e médios empreendedores registrem suas marcas no Balcão do Empreendedor, localizado na sede da entidade, no centro de São Paulo.
“A previsão é de que a partir de dezembro já possamos oferecer aos nossos associados esse novo serviço de registro de marcas. Os treinamentos e a capacitação dos colaboradores já estão em andamento”, afirmou Renan Luiz da Silva, advogado e administrador do Escritório Regional da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) na ACSP.
Com o acordo de parceria será possível realizar a abertura da empresa e iniciar o processo de registro de marca e propriedade intelectual em um mesmo local. A medida vai valer, inclusive, para casos de licenciamento para o mercado exterior.
O próximo passo, de acordo com o presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, é iniciar a operação dos registros e reforçar a importância do licenciamento para startups. O tempo para o reconhecimento da marca vai de seis a nove meses atualmente, a depender da natureza da atividade do negócio.
O INPI tem sido um facilitador para que o pequeno e médio empreendedor alcance projeção internacional. Signatária do protocolo de Madri, a autarquia dá acesso a mais de 120 países, sem necessidade de mais intermediários.
Por ACSP