A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou, no último dia 5 de agosto nos principais telejornais de São Paulo, dados inéditos do seu Balanço de Vendas do Varejo, em parceria com a Boa Vista SA. Os comentários foram realizados pelo economista-chefe da Associação, Marcel Solimeo, em espaços como o SP2 e o Hora Um, da Rede Globo de Televisão.
Os indicadores apontam alta consecutiva da movimentação do varejo paulistano pelo terceiro mês, desde maio deste ano. Em julho, o setor registrou uma elevação de 21,3% sobre junho. O crescimento, em comparação com julho de 2020, foi ainda maior: 37,8%. No acumulado do ano, o avanço foi de 7,4%.
Além da análise do varejo, também foram divulgados dados da pesquisa nacional de intenção de compras para o Dia dos Pais, encomendada pela ACSP, que apontou que 32,2% dos consumidores pretendiam presentear os pais, ante 19% que ainda estavam indecisos. Nos anos anteriores, 60% dos entrevistados tinham intenção de comprar.
Embora os números reflitam uma retomada da confiança dos consumidores, não é possível falar em recuperação das perdas, já que, em relação a 2019, época sem pandemia, as vendas no varejo recuaram 27,3%.
“Apesar dos sinais de recuperação, ainda há um longo caminho a percorrer. “Com o avanço da vacinação e flexibilização do comércio, devemos experimentar alta real do varejo em 2022”, destacou o economista.
Por ACSP