
O presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, e o editor-chefe da DC News, agência de notícias da ACSP, Edson Rossi, entregaram ontem (20) o prêmio “Comércio Histórico – Estabelecimentos Tradicionais de São Paulo” em reconhecimento a dez pontos comerciais da região central da capital paulista com pelo menos 100 de atividade ininterrupta.
Os contemplados receberam, em cerimônia solene, na Plenária da Casa, placa e diploma, além de chancela oficial da instituição para divulgarem e ostentarem esse reconhecimento como empreendimento histórico.
“É uma alegria esse dia histórico para ACSP, que homenageia e reverencia, justamente, a pujança de dez comércios centenários. Parabéns a todos porque sabemos o quão difícil e importante é chegar a esse marco", declarou Ordine, agradecendo a presença de todos os representantes dos comércios homenageados e o fazendo rememorar sua juventude e o tempo em que era estudante, quando chegou a frequentar todos os comércios.
Segundo Rossi, o projeto da premiação “Comércio Histórico” é inspirado em iniciativas de cidades italianas, tais quais Roma e Milão, e regiões como Emilia Romagna, e vem para reverenciar o que fez São Paulo ser essa São Paulo que conhecemos. “Que tenham orgulho dessa premiação, que começa com vocês [estabelecimentos comerciais], mas vai se expandir para mostrar e prestigiar ainda mais comércios. A cidade só é o que é hoje porque havia comércio, e aqui [entre os homenageados] há mais de 1.200 anos de história do empreendedorismo”, enalteceu ele, somando as idades de cada comércio.
Os primeiros dez estabelecimentos estão representando os segmentos de bares, restaurantes, pizzarias e padarias, e suas trajetórias, bem como das pessoas ligadas à sua história, estão narradas em um site lançado ontem, na cerimônia: www.comerciohistorico.com.br.
“Parabéns e gratidão por terem resistido e acreditado no centro, tornando a região pujante. Nossa luta é vencer cada vez mais obstáculos para termos um centro ainda mais pujante, funcionando 24h por dia. Se depender da Prefeitura, as portas estarão sempre abertas para trazermos mais gente para cá”, esclareceu Álvaro Batista Camilo, o coronel Camilo, subprefeito da Sé, representando o prefeito Ricardo Nunes.
Coronel Camilo aproveitou a oportunidade para reforçar os incentivos fiscais ofertados pela Prefeitura, como isenção de ISS e o programa de Retrofit, que vêm contribuindo para a requalificação do centro. Além disso, o subprefeito confirmou que a sede do governo estadual está, sim, de mudança para a região, o que poderá, segundo ele, valorizar ainda mais o centro da capital paulista.
Após as palavras iniciais das autoridades e demais lideranças da ACSP convidadas, cada um dos dez homenageados foi chamado à frente para receber a premiação, enquanto Arnédio Oliveira, superintende de apoio institucional da Casa, e mestre de cerimônia, narrava a biografia dos empreendimentos, destacando datas de fundação, gerações à frente dos negócios e endereços comerciais.
A primeira homenageada a ir à frente de honra foi a Padaria 14 de Julho, seguida do Bar Guanabara, Basilicata, Restaurante Carlino, Casa Godinho – destaque em episódio da série “Vem Pro Centro” –, Pizzaria Castelões, Italianinha, Padaria Santa Tereza – destaque em episódio da série “Vem Pro Centro”–, Padaria São Domingos e, para encerrar, Rei do Filet.
Fabio Donato, da Castelões, representante da terceira geração, depois do avô Vicente e do pai João, ao receber a premiação, fez um relato emocionante ao público ao se lembrar dos antecessores e de sua trajetória empreendedora. “Assumi a cantina com o falecimento do meu pai. Sempre fomos muito resilientes, crescemos com dificuldade e já pensei em sair da região, mas minha essência está no Brás, que me revigora e dá força. Agradeço o reconhecimento, ainda mais em um país que não respeita a memória”, pontuou.
Durante os discursos em agradecimento aos prêmios, os homenageados ressaltaram o quão renovado está o centro de São Paulo. Donato e Natalia Maturana, proprietária da Padaria Santa Tereza, ressaltaram o quesito segurança, em relação ao número do efetivo da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana nas ruas, e ela apontou também a ampliação do fluxo de pessoas visitando os comércios como points culturais. “Cada um sabe da importância que se têm para São Paulo. E as pessoas cada vez mais precisam vir para cá conhecer a nossa riqueza. Cada ano, mais pessoas estão vindo nos conhecer. Nós merecemos! Somos continuação e legado”, disse ela orgulhosa.
O projeto “Comércio Histórico – Estabelecimentos Tradicionais de São Paulo” abrangerá, futuramente, empreendimentos de todos os bairros e de diversos setores, entre eles, bares, restaurantes, hospitais, escolas, clubes e escritórios, e ainda em 2025 ocorrerão mais duas premiações em datas marcantes para São Paulo e a ACSP: dia 9 de julho, Revolução Constitucionalista de 1932; e 7 de dezembro, aniversário da Associação Comercial de São Paulo.
Participaram também do evento os vice-presidentes da ACSP, Francisco Antônio Parisi, Douglas Formaglio e Nelson Felipe Kheirallah, além de superintendentes de algumas Sedes Distritais.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjC69aq
Por ACSP - 21/03/2025