
Na terça-feira (3), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu uma homenagem em reconhecimento ao patrocínio integral do programa Qualifica Já, ação para resgatar a dignidade humana de pessoas em situação de vulnerabilidade por intermédio da qualificação profissional na área da construção civil, oferecida pelo Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (SITIVESP).
Na ocasião, a ACSP foi representada pela arquiteta do Conselho de Política Urbana (CPU) da entidade, Vanessa Giroto Muniz, que realizou uma apresentação do Qualifica Já, e por Alexandre Luiz Ortiz, assessor da presidência, que, no ato, representou o presidente Roberto Mateus Ordine.
O Qualifica Já, iniciativa da ACSP em parceria com o Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo (SINCOMACO), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDET), esta última integrou o programa em sua última edição, qualificou, em suas duas edições de 2024, 20 alunos no curso profissionalizante de Pintura Básica. E da segunda turma de formandos, que receberam seus diplomas no dia 14 de novembro, cinco já estão empregados com carteira de trabalho assinada.
“Resgatar a qualidade de vida e a dignidade humana da população em situação de vulnerabilidade social é o principal objetivo do Qualifica Já. Os resultados alcançados até agora só foram possíveis graças à união de forças com os nossos parceiros no programa”, destacou Vanessa.
A formação contempla 100 horas de carga horária, com 20 horas de aulas teóricas, ministradas na Rua Abolição, Bela Vista, e 80 horas de aulas práticas que, na primeira edição, foram realizadas no Centro de Acolhida Especial para Idosos Morada São João - Rua Barão de Campinas, Campos Elíseos. Já a última turma realizou a pintura nas dependências do Núcleo Prates - Rua Prates, Bom Retiro.
“Além da questão social, o programa contribui também para suprir a alta demanda por mão de obra no setor da construção civil”, apontou Ortiz.
Também participaram do encontro Douver Martinho, presidente do SINTIVESP; Paulo Cesar de Aguiar, presidente executivo do SINTIVESP; Antonio Carlos de Oliveira, diretor-executivo do SINTIVESP; Claudio Conz, presidente do SINCOMACO; e José Carlos de Araujo, diretor de operações do SINCOMACO.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBTUng
Por ACSP - 04/12/2024