
Na manhã desta terça-feira (5), o presidente Roberto Mateus Ordine recebeu, em seu gabinete, a administradora Lucimara Galharde, associada e ex-integrante do Fórum de Jovens Empreendedores (FJE), da ACSP, que doou para a Biblioteca do Comércio sete livros de autoria de Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo e ex-vice-presidente da Casa.
As obras doadas estavam no acervo do Instituto Norberto Bobbio, criado por Magliano, em 2005, como forma de homenagear o referido filósofo italiano, um dos maiores pensadores do século XX, e foram entregues à Galharde, que decidiu distribuí-las entre os amigos de Magliano, falecido em 2021 em decorrência da pandemia da COVID-19.
“Magliano foi uma das pessoas que mais lutaram para que a ACSP se tornasse uma instituição respeitada em todo o País. Muito nos honra receber essas obras do meu grande amigo”, declarou Ordine ao lado de seu vice Marcos Nascimento.
Entre os livros doados, Lucimara citou o “A força das ideias para um Capitalismo Selvagem” e “Um caminho para o Brasil – A reciprocidade entre Sociedade Civil e Instituições” como duas das melhores obras de Raymundo Magliano.
“Receber essas obras fortalece os laços entre os Institutos [Norberto Bobbio e Magliano] e coroa, de forma brilhante, a trajetória da parceria entre a ACSP e os Institutos e a todas as pessoas que tiveram a grata satisfação do convívio com Magliano”, comentou, emocionada, Lucimara Galharde.
Além dos livros, Galharde doou também uma edição da revista Affari Negócios, que traz Magliano como reportagem de capa em uma homenagem a ele como o responsável pela revolução democrática da Bolsa de Valores, cuja vida foi dedicada ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.
A última homenagem realizada pela Associação Comercial de São Paulo a Magliano foi em 04 de outubro de 2024 ao batizar com seu nome uma sala no 9º andar da sede. Na ocasião, presenciaram a inauguração os familiares do ex-vice-presidente: Regina Junqueira de Moraes (mãe dos filhos); Isolete Assunção Costa (irmã); Raymundo Magliano Neto (filho); Sílvia Cristina Franzoi Magliano (nora); Felippe Magliano (neto); e Ana Paula Magliano Hall-Nielsen (filha).
RAYMUNDO MAGLIANO FILHO
Magliano exerceu diversos cargos na ACSP desde 1982 e foi um dos pioneiros na criação do FJE. Integrou a diretoria executiva da Associação Comercial como vice-presidente entre 1989 e 1997, tornando-se membro vitalício do Conselho Deliberativo até o dia do seu falecimento, em 2021.
Ele foi um dos responsáveis pela popularização do mercado de ações, por meio da primeira corretora da Bolsa de Valores brasileira, a Magliano Invest, e criou o programa Bovespa Vai Até Você, em 2002, com o qual levava informações sobre a Bolsa e os principais investimentos para a população.
Presidiu a Bovespa entre os anos de 2001 e 2008, quando ela se fundiu com a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) para formar a B3. Já havia sido vice-presidente da bolsa entre 1997 e 2000.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjCpLL6
Por ACSP - 05/08/2025