A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio do seu Comitê de Civismo e de Cidadania (COCCID), que teve papel importante na luta pela liberdade e autonomia do Estado, homenageou três instituições que estiveram ligadas ao movimento revolucionário.
Neste ano, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, localizada no tradicional Largo São Francisco, a Sociedade Veteranos de 1932 — MMDC — e a União dos Escoteiros do Brasil receberam o Colar Carlos Souza Nazareth.
As três entidades estão ligadas ao movimento revolucionário de 1932, rememorado no dia 9 de julho em todo o Estado.
Simbolizando a luta pela liberdade e pela construção de um futuro justo, a honraria do colar carrega o nome de Carlos de Souza Nazareth, que foi presidente da ACSP durante a eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932.
Pelas instituições homenageadas, receberam a condecoração o presidente da Sociedade Veteranos de 1932 – MMDC -, Carlos Alberto Maciel; o presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Rodrigo Ramos; e o Diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), Professor Celso Campilongo.
Além dos representantes das entidades homenageadas, a mesa foi composta pelo primeiro vice-presidente da ACSP, Roberto Matheus Ordine, pelo vice-presidente da ACSP e coordenador do COCCID, Samir Nakhle Khoury, pela professora Edmara de Lima e pelo advogado Pedro Paulo Penna Trindade, que também discursaram.
“A comenda tem um valor imensurável, pois contém uma história de vida, de um presidente que lutou pela democracia e acabou sendo exilado por isso. É uma honra para nós conceder essa homenagem num momento em que o mundo necessita muito de paz”, afirmou o coordenador do COCCID, Samir Nakhle Khoury.
Por ACSP