
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a 48ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), inaugurou na quinta-feira (29), em Americana, uma nova unidade da sua Câmara de Mediação e Arbitragem (CEMAAC). O objetivo é oferecer uma solução rápida e eficiente para conflitos empresariais, contratuais ou societários, contribuindo para aliviar a carga do Poder Judiciário e reduzir os custos processuais.
A unidade da CEMAAC foi instalada nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia), e estará disponível aos pequenos e médios empresários associados à entidade americanense. As mediações serão conduzidas de maneira online e digital, facilitando o acesso ao serviço.
“Na Justiça Comum, para a solução do conflito societário, por exemplo, levará, em média, um pouco mais de seis anos. Com a mediação e arbitragem, esse tempo cai drasticamente, com possibilidade de solução em apenas 30 dias, e, no máximo, em até 13 meses”, destaca Guilherme Giussani, diretor-técnico da Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial.
Com essa parceria, agora são 60 unidades da CEMAAC em operação nas associações comerciais do Brasil, sendo 44 no estado de São Paulo. “Precisamos democratizar o atendimento das câmaras de mediação e arbitragem. Esse serviço beneficia tanto empresários quanto advogados, otimizando o tempo dos processos e reduzindo os custos envolvidos”, disse Giussani.
Sobre a Cemaac
Criada em 2021, a CEMAAC já realizou 265 procedimentos de mediação empresarial, além de 26 procedimentos de arbitragem, com 11 em andamento. O valor total das disputas envolvidas nesses procedimentos foi de aproximadamente R$ 42 milhões. Na Câmara da ACSP, 80% dos casos que utilizam a mediação são resolvidos já na primeira sessão, oferecendo celeridade e segurança jurídica para todas as partes envolvidas.
Por ACSP - 05/09/2024