ACSP premia os vencedores do “Natal Iluminado 2025”

Na tarde de ontem (10), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) entregou o troféu “Valor Social” e televisão de 55 polegadas para cada um dos cinco ganhadores da edição 2025 do Natal Iluminado, que elege, anualmente, as melhores decorações natalinas na capital paulista. O evento solene e festivo, que ocorreu das 18h às 19h, no auditório da sede da ACSP, na presença do presidente da instituição, Roberto Mateus Ordine, e demais lideranças da Casa, reconheceu o esforço e a criatividade dos participantes que iluminaram a cidade de São Paulo.

“Com alegria, entrego as premiações aos vencedores do concurso, e com mais alegria ainda por constatar o sucesso do ‘Natal Iluminado’, que transforma nossa cidade. Parabéns a todos pelo esforço em deixar nosso Natal mais bonito”, declarou Ordine.

Antes do início das entregas dos prêmios, houve a apresentação do vídeo institucional da ACSP, contextualização histórica das origens do Natal Iluminado e projeção de mais um vídeo com o resumo da comemoração. Na sequência, o vice-presidente da Instituição, Douglas Formaglio, que também é coordenador do Conselho das Sedes Distritais, disse ser “uma honra” continuar com o Natal Iluminado, “um marco importante no calendário oficial de São Paulo”, e agradeceu o empenho de todas as Distritais para a disseminação da programação e do concurso em toda a cidade. Ele aproveitou também para agradecer às autoridades presentes, como o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC), Totó Parente, e o subprefeito de São Miguel Paulista, Divaldo Rosa.

Para a entrega dos troféus e o voucher para a retirada da TV de 55 polegadas, foram chamados ao palco os vices Fomaglio e Marcos Nascimento e o secretário da Cultura. A primeira categoria a ser premiada foi “Residências”, com a vencedora Alessandra Reis, do bairro Vila Dalila (Penha); a segunda, “Comércios”, com Buchete Del Vino – Casa Grilo; a terceira, “Prédios e Edifícios Residenciais”, com Condomínio Easy Life, em Lauzane Paulista; a quarta, “Empresas”, a bicampeã “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, no Butantã; e a quinta e última categoria premiada, “Shoppings Centers”, com o vitorioso Complexo Comercial do Shopping Interlagos”.

As homenagens continuaram. O maestro e diretor do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli, foi condecorado com o “Troféu Especial” pela sua valiosa contribuição nas edições do Natal Iluminado em 2023, 2024 e 2025. “Sua música ajudou a criar a atmosfera mágica que marcou essas celebrações”, comentou a Mestre de Cerimônia momentos antes do maestro subir ao palco para receber o reconhecimento.

“Se o Bacarelli hoje existe, se a gente está lá em Heliópolis atendendo 1.650 crianças por ano e conseguiu construir a primeira sala de concerto no maior território de favelas no mundo, a gente deve muito à Associação Comercial. Porque se tivesse faltado o apoio da ACSP lá no início, talvez a gente não tivesse seguido. Muito obrigado pela homenagem”, agradeceu Ventureli.

Em seguida, outra homenagem especial, mas agora para o subprefeito de São Miguel Paulista, pela iniciativa de criar a Vila de Natal de São Miguel, um projeto que, por 35 dias, promoveu integração, encantamento e fortalecimento do espírito natalino junto à comunidade. Segundo o subprefeito Divaldo Rosa, a Vila foi um sucesso, com um público estimado em 100 mil pessoas e 98,8% de aprovação em “ótimo ou bom”, o que contribuiu também para o fortalecimento do comércio local, gerando movimento, visibilidade e oportunidades para os comerciantes da região.

“Em São Miguel, periferia de São Paulo, eu sempre senti falta da alegria que o Natal traz para a cidade. Sempre achei que era um desperdício para um bairro com mais de 400 mil habitantes não ter um Natal. E quando o prefeito me designou [como subprefeito], o primeiro projeto que tive em mente foi fazer o ‘Natal Iluminado’”, explicou Rosa, complementando que a Vila de Natal construída na Praça do Forró, “coração pulsante de São Miguel”, transformou a praça como a mais linda da cidade. “Tudo gratuito, gerou renda, entretenimento, alegria e construiu um sentimento de pertencimento aos moradores”, acrescentou ele, dizendo também que a Vila será “referência para a prefeitura de São Paulo para que no próximo Natal o prefeito leve a ideia para cada um dos distantes bairros da cidade”.

Finalizando o evento, Totó Parente se pronunciou, fazendo um balanço de sua gestão à frente da SMC e agradeceu e parabenizou os vencedores do Natal Iluminado. “Nada me tocou tanto quanto o Natal. Devolvemos a magia natalina às pessoas. Foi uma festa maravilhosa, com abertura na Praça da Sé, que ficou toda iluminada. Uma grande festa! Parabenizo a ACSP pelo evento e já vamos discutir a próxima edição. Queremos estar juntos, este ano, de novo”, discursou, aproveitando o ensejo para convidar a todos para participarem da Virada Cultural 2026 que, neste ano, contará com a rede SESC e o MASP, que, pela primeira vez, funcionará por 24h ininterruptas.

“O Natal, pra mim, é uma emoção e felicidade, uma festa magnânima e cristã, que tem que ser comemorada. É uma comemoração da família, que reúne adultos e crianças num clima mágico. [Por isso] quero cumprimentar a cada um dos homenageados e dizer que o esforço de vocês é que trouxe pra nós a oportunidade de ter um Natal mais bonito. Muito obrigado por tudo, que Deus abençoe a todos”, encerrou Ordine.

Participaram também: os vice-presidentes da ACSP Nelson Kheirallah e João de Favari; Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais; Carlos Kendi, assessor especial da presidência; Iracema Valadão, coordenadora do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) das Sedes Distritais; e os superintendentes das Distritais.

SOBRE O NATAL ILUMINADO

O 'Natal Iluminado' faz parte do calendário oficial da cidade desde o ano 2000, por intermédio de iniciativa da ACSP, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, que celebra o Natal com decorações espalhadas pela região central, e uma programação repleta de atividades, apresentações artísticas e demais eventos gratuitos.

Idealizado pelo economista-chefe da Casa, Marcel Solimeo, há 25 anos, esse movimento encantou os cidadãos paulistanos e se consolidou como um marco para a cidade de São Paulo, tendo como parceiros o Bradesco, SEBRAE, São Cristóvão Saúde, Catedral da Sé, Instituto Baccarelli, ABRASEL, CMEC, FAC e muitos outros.

Veja fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCKgKr

Por ACSP - 11/02/2026