
Nesta quarta-feira (3), a Distrital Nordeste, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizou a 6ª edição do “ACSP Presente”, evento criado com o propósito de reunir dirigentes, autoridades, lideranças regionais e empresários, a fim de ouvir as demandas dos comerciantes, propor soluções e contribuir para o fortalecimento do comércio local.
“Fico feliz em receber todos vocês para debatermos assuntos importantes para a nossa região. Hoje é um dia histórico para a nossa Distrital, um momento de aproximar as demandas locais e projetar o futuro e, mais importante, de pensar em como podemos apoiar o empreendedor local”, declarou Bruno Montano, anfitrião e superintendente da Sede Distrital Nordeste da ACSP.
Montano também aproveitou a oportunidade para convidar o público a participar do Pedala São Paulo, passeio ciclístico que integra a campanha #VemProCentro, voltada à revitalização do centro da cidade e ao fortalecimento do sentimento de pertencimento dos paulistanos, que acontecerá no dia 21 de setembro, às 8h30, na Praça da Sé.
Na sequência, o vice-presidente e coordenador do Conselho das Sedes Distritais da ACSP, Douglas Formaglio, agradeceu a presença de todos no ACSP Presente e parabenizou o presidente Roberto Ordine pela dedicação e comprometimento com o projeto.
O vereador de São Paulo, Silvinho Leite, também fez seus agradecimentos e compartilhou uma importante e recente conquista: “Acabamos de aprovar, na Câmara Municipal, a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Pequeno e Médio Empreendedor, junto com um projeto de lei voltado a esse público tão essencial. São os pequenos e médios empreendedores que carregam este País nas costas, e essa iniciativa tem o objetivo de apoiá-los concretamente”, declarou, complementando que “a carga tributária está pesada, e essa nova legislação visa justamente desburocratizar processos e oferecer mais suporte para quem gera emprego e movimenta a economia”.
Em seguida, o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, Roberto Godoi Carneiro, representando o prefeito Ricardo Nunes, também agradeceu o convite e reforçou a importância da atuação conjunta: “Estamos atuando em parceria com a ACSP e demais instituições para revitalizar áreas importantes da região, como os escadões, que estão recebendo melhorias estruturais para garantir mais segurança e acessibilidade à população. A Subprefeitura está à disposição para ouvir, atender e, principalmente, devolver dignidade às pessoas. Seguiremos trabalhando juntos para transformar a realidade local e levar mais qualidade de vida aos moradores”.
O presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, reforçou a importância do trabalho conjunto em prol da cidade e da valorização das Distritais: “Precisamos lutar por essa cidade tão linda. Quando unimos esforços, conseguimos fortalecer e fazer crescer ainda mais o trabalho das nossas Distritais”.
Ordine também destacou o valor das iniciativas regionais e da integração entre os bairros e o centro da cidade: “Essa integração que acontece no centro e aqui na região é fundamental. Temos que valorizar o que acontece em cada bairro, entender sua origem, sua história, sua identidade. Por exemplo: como foi colonizada a Vila Maria? Como tudo começou? Precisamos resgatar e valorizar essas raízes”.
Finalizando, ele ressaltou que “é essencial conhecermos a região em que vivemos, as diferentes culturas e, acima de tudo, valorizarmos o próximo. Em vez de nos dividirmos, precisamos dar as mãos e trabalhar por uma economia mais forte, um país melhor, uma vida mais digna. Unidos, somos mais fortes”.

Antes de encerrar o “ACSP Presente”, Marluce Mendes Santos, associada e vice-superintendente da Distrital anfitriã, questionou sobre as novas iniciativas a Associação para desenvolver e fortalecer a colaboração entre os empresários da região, ao que Ordine reforçou o compromisso da entidade com o empreendedorismo local: “Já oferecemos, por exemplo, o Balcão do Empreendedor, uma ferramenta essencial para facilitar a vida do pequeno empreendedor, oferecendo orientação prática e suporte direto. Além disso, temos em nossa sede um Juizado de Pequenas Causas, justamente para auxiliar os empreendedores em suas demandas jurídicas do dia a dia”.
Ordine ainda destacou que “a ACSP existe para servir o empreendedor. Nosso slogan resume bem isso: ‘Nosso negócio é apoiar o seu’. Estamos aqui para apoiar, principalmente, o pequeno e o médio empreendedor, que são a base da economia do nosso país.”
Estiveram presentes também: os vice-presidentes da ACSP, Marcos Nascimento e Carlos Monteiro, além do vice e coordenador-adjunto do Conselho das Sedes Distritais, Francisco Antônio Parisi.
Por ACSP - 03/09/2025