São Paulo, 02 de maio de 2024 - Nesta quinta-feira (2), o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, reuniu-se com Jorge Gonçalves Filho, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). O encontro, realizado com entidades parceiras do Conselho Consultivo da ACSP, teve como objetivo estreitar as relações entre as instituições para atuarem conjuntamente em pautas voltadas aos empreendedores. Ainda na ocasião, falaram sobre Reforma Tributária, plataformas internacionais de e-commerce, isenção para compras de até US$ 50 e o Programa Remessa Conforme.
No início do encontro, o presidente do IDV apresentou um breve histórico da entidade. “O IDV faz 20 anos neste ano. Nasceu da reunião de empresários e CEOs que olham para um varejo desenvolvido, pujante e ético, que seja bom para o País e às pessoas”.
“ACSP e IDV são duas importantes entidades que, juntas, podem contribuir com ideias e projetos a favor dos empresários. A Associação Comercial se coloca à disposição para trabalhar conjuntamente em prol de um ambiente de negócios cada vez mais justo, proporcionando um desenvolvimento econômico para todos”, disse Ordine.
Também foram abordadas a necessidade da isonomia tributária entre o mercado nacional e plataformas internacionais, as mudanças no sistema de cobrança de tributos com a reforma tributária, os pontos positivos e negativos do Programa Remessa Conforme, entre outros temas.
Participaram da reunião Alfredo Alves Veloza, membro do Conselho Consultivo, Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais, Guilherme Giussani, coordenador da Câmara de Mediação e Arbitragem (CEMAAC), Dr. Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP, Nelson Felipe Kheirallah, coordenador do CDV, e Arnédio Bastos, Superintendente Institucional.
Sobre o IDV
O varejo, apesar de ser o maior empregador no Brasil, não tinha interlocutores diretos junto aos órgãos do governo. Por isso, em 2004, nasceu o IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo: uma iniciativa de empresários e presidentes de algumas das maiores empresas do setor no Brasil para fortalecer a representação de empresas varejistas de diferentes setores de atuação nacional. A ideia era desenvolver o potencial de influência do setor, contribuindo para o crescimento sustentável do varejo e, consequentemente, da economia brasileira.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBoDBr
Por ACSP