ACSP recebe prefeito de Estrela, segunda cidade mais atingida pelas chuvas no RS

São Paulo, 19 de julho de 2024 - Na tarde de ontem (18), presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, recebeu o prefeito do município de Estrela (RS), Elmar Schneider; a secretária municipal de Educação, Elisângela Mendes; e a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Andressa Treasel, acompanhados de Carlos Kendi, assessor especial da Presidência; Marcel Solimeo, economista-chefe do Instituto Gastão Vidigal da ACSP; e do empresário Cláudio Borja.

A visita teve como objetivo solicitar apoio da ACSP para a reconstrução da rede municipal de Educação de Estrela, segunda cidade mais afetada pela tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. O foco do pedido de ajuda está voltado à Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas, a maior do município, que teve sua estrutura física totalmente danificada, com paredes e telhados demolidos.

“O que nos traz aqui na ACSP é um apelo para que todos os paulistas abram seu coração e nos ajudem a reconstruir nosso município, mas iniciando por uma escola, que é a maior da cidade de Estrela”, explicou Schneider.

Localizada no bairro das Indústrias desde 1996, a Leo Joas atende a 600 alunos, nos turnos da manhã, tarde e noite. Com a inviabilidade de mantê-la no mesmo local, a comunidade escolar está se mobilizando para que seja reconstruída em outra área não alagável, mas dentro do referido bairro.

“Manter a escola nesta área significa muito mais do que erguer um novo prédio e salas de aula. Torna-se uma esperança de um futuro melhor para inúmeras famílias do bairro e adjacentes”, comentou a secretária municipal de Educação.

Estrela enfrentou por duas vezes a inundação do Rio Taquari. A primeira, em setembro de 2023, quando atingiu 30 metros, e, neste ano, de 30 de abril a 02 de maio, ocasião em que ultrapassou essa marca para 34, quando o normal são 13 metros.

Ao todo, 1.427 alunos, que correspondem a 40% das matrículas da rede municipal, foram afetados. Oito educandários atingidos, sendo seis deles de Educação Infantil, e dois de Ensino Fundamental, dos quais, somente Joas foi totalmente destruído.

“Conte com nossa colaboração. Levaremos a mensagem do prefeito para os empresários de São Paulo, entidades, para que juntos possamos ajudar a reconstruir a escola. Encontraremos soluções, e tenha certeza de que Estrela terá todo nosso empenho e carinho”, declarou Ordine.

O presidente da ACSP sugeriu também a criação de vídeo com mensagem do prefeito para ser veiculado nas redes sociais, no intuito de ampliar ainda mais a visibilidade pelo apoio ao município, e se propôs a participar da reinauguração da escola.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBAemK

Por ACSP