Adida do Consulado-Geral do Paraguai reúne-se com presidente da ACSP

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, recebeu ontem (27), em seu gabinete, Criss Diaz Sanábria, advogada e nova adida comercial no Brasil e Bolívia do Consulado-Geral do Paraguai em São Paulo, para se apresentar e debater algumas oportunidades de negócios entre os três países.

“Com alegria, recebemos a Criss, nesta Casa, dando as boas-vindas, mais uma vez, ao Paraguai. Conte com a ACSP para promovermos, cada vez mais, o crescimento do comércio entre a cidade São Paulo, Paraguai e Bolívia”, declarou Ordine.

Criss Diaz é especialista em promoção de investimentos com orientação à exportação da Rede de Investimentos e Exportações do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai (Rediex). Ela visita a ACSP como representante de seu país, promovendo os interesses nacionais para facilitar a distribuição, circulação e consumo de bens e serviços, e ampliar o comércio nacional e internacional.

Na ocasião, após se apresentar, a adida convidou a ACSP para participar da “Expo Paraguai-Brasil”, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de setembro, e relatou que a feira contará com rodada de negócios nas áreas de Serviços, Manufatura (têxtil) e Indústria.

O presidente Ordine agradeceu o convite e sinalizou que representantes do Conselho do Agronegócio, da Casa, participarão da feira, uma vez que, quando o presidente do Paraguai, Santiago Peña, esteve na ACSP, comentou que gostaria de levar ao seu país as técnicas empenhadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no agro brasileiro. “O agro [do Brasil] só é o que é na Agricultura graças à Embrapa”, ressaltou.

E Ordine foi só elogios a Peña: “Tenho muita admiração por ele, que é um político jovem e mente aberta. O pai dele, inclusive, foi presidente de uma Associação Comercial. O Paraguai merece essa oportunidade”, assinalou.

Ainda durante o encontro, o presidente da ACSP abordou a taxação de Donald Trump – que não chegou ao Paraguai –, falou do comércio entre os dois países, citando o fluxo da “Ponte da Amizade”, pontuou a força do associativismo no Brasil, sinalizando as 2.300 associações comerciais brasileiras e as 420 somente no Estado de São Paulo, além das 15 Sedes Distritais da Associação Comercial de São Paulo, e finalizou apresentando a CEMAAC, a Câmara de Mediação e Arbitragem da ACSP.

“É muito bom ter a ACSP como um braço apoiador. Obrigado pelo tempo dispensado”, disse Criss Diaz, posando, em seguida, à foto oficial no gabinete, e recebendo das mãos de Ordine o livro comemorativo dos 130 anos da Instituição.

Presentes também no encontro: Francisco Parisi, vice-presidente da ACSP e coordenador-adjunto do Conselho das Sedes Distritais; e Isabella do Vale, analista de Comércio Exterior da São Paulo Chamber of Commerce, que é o departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da ACSP.

Isabella, ao final, convidou Criss Diaz para conhecer o departamento de Comércio Exterior da Instituição, localizado no 8º andar da sede da ACSP.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjCsda8

Por ACSP - 28/08/2025