Com a flexibilização da capital para a fase amarela do Plano São Paulo, já foi possível verificar uma elevação nas vendas do comércio da cidade na primeira quinzena de julho, analisando-se os dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
A flexibilização aumentou em duas horas o horário de funcionamento do comércio de rua e de shopping centers, além de permitir a reabertura de academias. Nos primeiros quinze dias desse mês, o movimento médio cresceu 19% em comparação com o mesmo período de junho.
O Balanço indicou também que as vendas a prazo tiveram alta de 23,1%, enquanto o movimento de vendas à vista cresceu 14,9%, na mesma base de comparação.
Para Marcel Solimeo, economista da ACSP, a extensão do horário tem trazido gradativamente o consumidor de volta às compras, especialmente em alguns setores que têm se beneficiado da própria conjuntura e do trabalho remoto, como os de móveis, utensílios domésticos e tecnologia.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.
Por ACSP